Inglês, um pouco de italiano e tô estudando alemão tem algum tempo.
O aprendizado sobre outras línguas é muito particular, não sendo possível utilizar uma fórmula só para todos, contudo, eu aprendi bem mais tendo conversações com nativos que só estudando, lendo ou venda mídias sobre.
Tenho certa "fluência" no Inglês e no Espanhol, apesar que deixei de estudar ambos há um tempo considerável. Ainda sei um pouco de Italiano e o mínimo de Francês.
Sei me virar no inglês e espanhol, apesar de ainda estar estudando ambos; também aprendi o básico do básico de árabe, mas por falta de conteúdo na internet vou adiar por mais uns anos.
Espanhol eu estudo há 4 anos, converso com os nativos pelo Whatsapp, estou aprendendo o inglês no momento sem contatos com os nativos por enquanto...
Estou pensando em aprender outros tbm, mas para isso vou comprar um dicionário multilíngue de 6x1.
Já aprendi algumas línguas asiáticas, mas não cheguei ir muito longe, pretendo retornar no futuro, pois quero chegar numa média de 15 à 20 idiomas (incluindo os idiomas indígenas).
Para aprender um idioma é necessário fugir das regras gramaticais, pois não aprendemos isso na vida real, os livros e a língua materna estão sendo atualizados a cada ano que passa, deve aprender o idioma da vida real, não de livros cheio de regras de gramáticas, pois são inúteis e não gera a fluência... Veja o filme dança com lobos e veja como o personagem do Kevin Costner aprendeu a língua dos Sioux ( dos indígenas ) é uma coisa muito simples, ouvir e repetir e aprender aos poucos...