Tem chance de erro, claro, mas a amostra é feita para deixá-lo em valores estipulados. Tem todo um tratamento estatístico para determinar o tamanho da amostra que levará à margem de erro desejada.
Em geral as pesquisas são confiáveis quando se reduz o bias, como fazendo entrevistas presenciais em locais aleatórios.
Os Eleitores do Bolsonaro são muito engajados nas redes sociais. Só aqui mesmo tem um usuário que é ALUCINADO pelo Bolsonaro e que tem umas trocentas contas fakes pra colocar essas votações lá em cima kkkk
O que vai eleger o Lula é a classe trabalhadora que não tem nem muito conhecimento em internet, nem tão pouco tempo pra ficar perdendo assistindo Youtube, ou em sites como esse. Lembre-se que o Brasil tem 200 Milhões de Habitantes, é gente demais demais demais. Bolsonaro teve 57 milhões de votos na ultima eleição e boa parte do eleitorado dele simplesmente migrou para outros candidatos por estarem insatisfeitos com a gestão do mesmo.
Eu Aposto aqui que Bolsonaro se muito tiver vai ser 45 Milhões de Votos nessa eleição, isso se chegar nos 40.
Não, o que acontece é que os bolsonaristas são mais engajados virtualmente, isso já ficou comprovado em 2018, o que acaba por dar essa falsa impressão de apoio massivo. Já as pesquisas são feitas com uma amostragem maior de perfis, geralmente em regiões centrais das cidades, com grande fluxo de pessoas de todas as partes da cidade, o que torna elas mais confiáveis, apesar de poder ter erros, como tudo que envolve matemática.
Eu acredito que talvez os mais jovens prefiram o Bolsonaro, e pessoas que talvez frequentem esses tais sites sejam maioria jovens, mas é um hipótese minha.
É porque o público do Bolsonaro é mais engajado tanto virtualmente,quanto presencialmente.
A maioria do eleitorado do Lula,são pessoas pobres que não entendem muito de política.Eles votam nele por um sentimento de nostalgia,não por motivos lógicos,é dai que veio o "rouba mas faz".
Sobre as pesquisas,elas já erraram na eleição passada,não seria surpreendente se errassem denovo.
Mas realmente,há uma discrepância bem grande entre o Lula e Bolsonaro no quesito virtual.A live do Bolsonaro no flow por exemplo,ultrapassou a live do lula no podpah em 1 dia.
O 7 de setembro desse ano tambem foi cheio,e a audiência do bolsonaro jn foi maior que a do Lula.
Enfim eu fico com um pé atrás com nessas pesquisas,principalmente considerando que as principais ipec(globo) e datafolha,foram muito afetadas por cortes de verbas,e tem um viés bem óbvio.
Deve ser pq no YouTube a campanha do bozó investiu pesado em propagandas, em marketing com Youtubers influenciadores, bots.... No Facebook ele tem larga vantagem de divulgação e réplicas de fake News... etc.
E fato que se o instituto não tiver interferência do Ministério das Comunicações ou ser gerido por algum empresário bolsonarista, o Bolsonaro fica em larga desvantagem. Ou seja o mimimi da bolsolândia a " midia manipula, pesquisas não são confiáveis". Mas isso só vale quando ele está em desvantagem.
sim, corre o risco de estar mais errada que na eleição passada, 1º turno onde o erro foi de 10 pontos pois o senso esta super desatualizado, e esse povo só pesquisa pobre na rua praticamente.
segue as do ano passado, lembrando que Bolsonaro ganhou o primeiro turno com 46% dos votos
essas pesquisas foram a 4 dias das eleições.
Pesquisa NO SITE G1 globo:
Data 04/10 a 4 dias da eleição
"porém sempre que vejo algo no YouTube, Facebook e vários outros sites..."
Você provavelmente acessa muito conteúdo bolsonarista ou conteúdo cujo público é mais bolsonarista. Eu não percebo esse "favoritismo bolsonarista" que você está dizendo, na verdade eu conheço pouquíssimos apoiadores do Bolsonaro. Então isso também depende muito do seu círculo social e tal.
Pesquise como funcionam as pesquisas de intenção de voto que você entenderá melhor (utilize fontes sérias, não fake news sensacionalista). Datafolha e etc precisam usar um método de amostragem que seja proporcional à população como um todo, senão não funciona.
Nãããão, nada, NADA pode fraudar as urnas eletrônicas! Até a NASA já foi invadida, mas as urnas eletrônicas JAMAIS foram, NÃO são e JAMAIS serão alteradas! Aliás, nem urnas eletrônicas e nem votação nenhuma nesse planeta Terra podem ser adulteradas, eu mesma acho um verdadeiro absurdo desconfiarem de eleições russas, norte-coreanas e venezuelanas, por exemplo. As fake news são MUITO perigosas, a desinformação e o nazismo andam de mãos dadas! Devemos punir com a morte quem as pratica, em defesa da democracia.