Porque tem muitas pessoas pobres. E Lula eh um governo de esquerda que criou vários programas sociais que ajudou muito essas famílias. Eu sou nordestino, me lembro que no governo Lula muitas famílias melhoram de situação financeira, inclusive a minha.

O interessante eh que nem sempre foi assim, no passsado o Nordeste era a regiao mais conservadora, era o Nordeste que votava em peso nos candidatos da ARENA, ou seja, nos politicos que apoiavam a ditadura. Eh incrível que o PT conquistou essa região, ao ponto de impedir a vitoria de Bolsonaro no primeiro turno de 2018.

Mesmo com lula preso, o Nordeste votou em Haddad. E todos os governadores eleitos foram de partidos de esquerda ou Centro : PT, PSB, PCdoB e PDT. Ou seja governadores que faziam oposição a Bolsonaro.

Bolsonaro tem força Centro-Oeste por causa do agro e pq lá tem muito gado (literalmente falando). O pessoal do agro eh beneficiado por Bolsonaro que flexibiliza a legislação ambiental.

No Sudeste a disputa eh mais acirrada, mas com Lula levemente na frente. Isso acontece pq lá a Classe Média eh mais dividida, uma parcela vota em Lula e outra em Bolsonaro. Em Minas, Lula deve levar, eh o que vai decidir a eleição. Eh Minas Gerais quem vai decidir a vitoria de Lula.
02/10/2022 07h59
Não tem apenas eleitores do Lula. Acontece aqui no Nordeste o que acontece no Brasil inteiro.

Dentre a população mais pobre, o Lula ganha de lavada. Dentre os mais ricos, quem ganha de lavada é o Bolsonaro.

A CNN recentemente deu explicação coerente de porque que em algumas pesquisas o Lula tem larga vantagem, em outras a vantagem cai e em algumas o Bolsonaro até ganha.

Datafolha e um outro instituto grande (que não me recordo o nome) consideram que 50% da população ganha até 2 salários mínimos. Como mais pessoas pobres são entrevistadas, o Lula ganha de lavada. Um outro instituto grande (que também não recordo o nome) consideram que 38% da população ganha até 2 salários mínimos. Como menos pessoas pobres são entrevistadas, a vantagem do Lula cai. Os institutos que entrevistarem menos pessoas pobres ainda podem até dar vantagem para Bolsonaro.

No nordeste a vantagem do Lula é maior porque aqui tem um percentual maior de pobres, mas em regiões pobres pelo Brasil inteiro o cenário é similar.

Vou dar alguns exemplos facilmente perceptíveis. Você já teve ter visto várias enquetes nesse site e em outros. Possivelmente em quase todas (ou talvez todas) o Bolsonaro tenha ganho. Isso não significa que ele tenha mais votos e as urnas sejam fraudadas, significa apenas que foi consultado um público que predominantemente vota nele (pra nós ter internet é básico, mas para muita gente é quase uma utopia). As carreatas do Bolsonaro são MUITO maiores (INCLUSIVE AQUI NO NORDESTE), por ter até mesmo um carro popular já coloca a pessoa em um grupo de privilegiados.

Vou dar alguns exemplos da minha realidade. Eu moro em um bairro de periferia, mas frequento vários ciclos sociais com pessoas de clásse média alta ou até ricas. Aqui no meu bairro é muito dificil achar eleitor do Bolsonaro. Contudo, nos ciclos sociais mais ricos que eu frequento ele ganha de lavada.

Sou servidor lotado em Caxias (um interior do Maranhão, mas que está entre as 10 cidades mais ricas)
02/10/2022 08h03
Porque quando você da um pedaço de pão para um cachorro esfomeado, ele vai te tratar como dono dele. Foi o que o pt fez com os nordestino. Deu migalhas e os probres nordestinos acharam que estavam ganhando o que mereciam. Mas hoje o nordeste está bem divido.
02/10/2022 07h50
Eu sou do nordeste e voto no futuro imperador, herdeiro do trono brasileiro.

anônimo
02/10/2022 07h48
São inteligentes.
02/10/2022 20h12
Porque lá só tem inteligentes.
02/10/2022 20h09
Bolsonaro neles então :p
02/10/2022 09h15
O assistencialismo explica muito e durante anos o voto era comprado através da miséria e muita fome.
03/10/2022 10h18
to achando que é farsa..
falam do nordeste como tudo de mais vulneravel no pais, até o resultado das urnas de lá é o ultimo..
tem coisa errada. Nao é possivel ..
02/10/2022 20h24
Acho que nesse sentido deveria ter mais autonomia dos estados, assim deixar cada região a sua sorte, não acho justo o sudeste pagar por uma visão cega de outra região.
02/10/2022 20h30
Porque só tem burro.
03/10/2022 10h20
Porque são todos uns pobres burros e fodidos, assim como no Sul só tem nazista.
03/10/2022 10h14
Não tô sabendo disso não
anônimo
02/10/2022 20h34
Porque o Lula é nordestino.
elas respondem
02/10/2022 20h21
pq quem passa fome no governo Bolsonaro são eles
02/10/2022 19h37
O nordeste carrega esse país nas costas aiai
anônima
02/10/2022 20h25
pq ele é do nordeste e tem muitos apoiadores de la e as pessoas de la n são um monte de retardados igual o povo desse site
03/10/2022 10h05
Nordeste salvando este país. (⁠ ⁠ꈍ⁠ᴗ⁠ꈍ⁠)
anônima
03/10/2022 10h13
Porque eles não são desprovidos de massa cefálica.
O nordeste está salvando bravamente esse país do câncer da extrema direita.
anônima
02/10/2022 20h11
Porque quando você da um pedaço de pão para um cachorro esfomeado, ele vai te tratar como dono dele. […] (2)
anônima
02/10/2022 20h10
E porque será que não sai da merda?
anônima
02/10/2022 20h09
Porque tem muitos pobres
Lula tá ganhando lá prometendo um pedaço de picanha e uma cervejinha, só um morto de fome pra votar em presidente se baseando nisso
anônima
02/10/2022 20h08
Eu não quero soar ofensiva.
02/10/2022 20h09
Porque aquelas cabeças enormes servem apenas para estocar vento.
anônima
02/10/2022 10h12
Mito!
anônima
03/10/2022 10h11
Eu não confio nisso, apesar de ter a taxa menor de alfabetizado, eu acho que eles usam isso ai, para manipular o resultado das urnas, já é a segunda vez que acontece..
anônima
02/10/2022 20h26
Não sei, eles que tão em crise faz tempo por culpa das eleições e continua nessa.
anônima
03/10/2022 10h15
Pq os pobres lá são inteligentes
anônima
03/10/2022 10h12
Porque é a região mais pobre do Brasil e a que mais depende de auxílios do governo.