Uma moça comentou em uma rede social que na opinião dela, seria melhor para todo mundo se o Brasil fosse dividido em 5, com cada região sendo um país. Tomando como exemplo o fato de que tem estados que sozinhos são maiores do que países da Europa. Ela disse que, com essa divisão em territórios menores, seria possível uma melhor administração.

Além disso, cada um dos 5 países poderia ter liberdade de escolher seus próprios governantes, que os agrada mais, com o Sul podendo escolher a extrema-direita conservadora e radical para governar, e com o Nordeste podendo eleger o PT para sempre, como um reinado em que o PT é a monarquia, e assim cada região podendo ser feliz, sem impedir que as outras sejam felizes.

O que vocês acham desse ponto de vista acima, que uma outra pessoa escreveu? Eu achei esse ponto de vista bem incomum...

elas perguntam
4 6
eles respondem
03/10/2022 22h28
Não acho certo, somos brasileiros, somos um só povo.
Irmãos de pais e estados diferentes.
Brasil não é Brasil sem Sul, sudeste norte e nordeste juntos, unidos. Inclusive, a região Sul já tentou uma vez ser um país independente e não deu muito certo.
03/10/2022 22h44
O nome disso é balcanização, e se acontecesse seria o fim dos 5. O tamanho do território e da população junto, servem de dissuasão, 5 estados menores seriam facilmente tomados por interesses de grupos ou nações.
04/10/2022 02h10
Só precisa tirar o nordeste que já tá bom.
anônimo
04/10/2022 02h18
Talvez seria uma boa
elas respondem
anônima
03/10/2022 22h41
Só o nordeste deveria ser separado, o resto pode ficar junto.
anônima
03/10/2022 22h31
Tirando o nordeste e o norte daqui já tava bom
anônima
03/10/2022 22h29
Ela tem razão.
Melhor, queria que meu estado se separasse dos outros estados da região e tornasse o próprio país.
O Ceará é meu país. Mas o governo do PT não gosto.
anônima
03/10/2022 22h42
acho otimo,
04/10/2022 06h59
Isso não é possível pois no Brasil é vedado constitucionalmente o direito de secessão, que é um Estado desvircurlar-se absolutamente dos demais Estados-membros, comprometendo a unidade federativa e a integridade nacional. Então, isso NUNCA poderá acontecer no Brasil, e caso algum Estado queira fazer isso ele poderá sofrer intervenção Federal.
anônima
04/10/2022 07h21
Isso seria prudente se tivesse ocorrido em 1500 ou 1600, hoje ninguém ganharia nada com isso