Vocês fariam questão de ter uma empregada passando a semana com vocês? Apartamentos de rico no Brasil possuem o famigerado "Quarto de Serviço" para que funcionários durmam lá.

Nessa planta vemos esse quarto com o nome "depósito".

Eu não sei se me sentiria bem em fazer uma pessoa abdicar de estar com a sua família pelo menos no período da noite só pra cuidar da minha casa, isso me soa meio escravagista.

Qual a sua opinião a respeito?

eles perguntam
13 20
elas respondem
10/10/2022 18h28
Acredito que cada caso é um caso.
Havendo pagamento das horas trabalhadas e escala de trabalho, não há problema.
Hoje em dia é mais comum haver cuidadoras.
Pessoas que trabalham em escala, manhã, tarde, noite, folguistas. E a pessoa da noite dorme na casa. Pode ser babá, alguém que cuide de um doente ou idoso.
Esse quarto pode ser usado pelos colaboradores da casa como uma área de descanso, troca de roupa.
Não há problema algum nisso.
O trabalho doméstico é trabalho, deve ter horários e regras. E nada melhor para o trabalhador que um espaço de descanso que lhe ofereça privacidade.
anônima
10/10/2022 16h56
Eu não sou rica, moro com os meus pais que são de classe média alta em uma apartamento de 4 dormitórios, e temos uma empregada que mora conosco e dorme no quarto de serviço que chamamos de quarto de empregada. O apartamento é grande e precisa de uma empregada pra fazer a limpeza, lavar e passar as roupas e cozinhar. Não vejo escravidão nenhuma nisso porque os meus pais pagam um bom salário pra ela, a tratam bem e ela é feliz trabalhando pra nós.
Mais uma observação, fui em um apartamento de uma amiga que é rica, o apartamento que ela mora com os pais é enorme, é uma cobertura duplex com piscina e heliponto, lá eles não tem apenas uma empregada, vi quatro e uma governanta para coordenar o trabalho delas, todas uniformizadas. Não vi escravidão nenhuma nisso também.
anônima
10/10/2022 17h24
Não.
10/10/2022 17h21
Não, não gosto de ter outras pessoas em cada. Prefiro estar sozinha.
anônima
10/10/2022 17h14
Não gostaria de ter empregada, não gosto de gente estranha no meu ambiente.
anônima
10/10/2022 18h55
Eu teria um quarto igual ao outros, tbm não teria entrada de serviço, acho desumano esse tipo de coisa.
Tbm comeria da mesma comida que a minha família, sem distinção.
anônima
04/10/2022 17h07
Teria várias para revezar
anônima
04/10/2022 10h07
Sim teria e trataria muito bem,ela iria dormir lá se quisesse
anônima
04/10/2022 10h05
Eu quero contratar uma diarista para limpar a casa, dar uma geral de vez em quando. Mas para morar comigo e ficar lá todo dia não, a gente fica sem privacidade e ela meio que sem muita liberdade
04/10/2022 10h02
Só durante o dia, a noite com a família.
Gosto de privacidade, andar pelada.
10/10/2022 16h57
Isso é herança dos engenhos.
10/10/2022 18h33
Teria só durante o dia mesmo, tenho medo da empregada dar pro meu marido quando eu tiver dormindo
anônima
10/10/2022 18h44
não, não gostaria de dormir com uma pessoa desconhecida na mesma casa
eles respondem
04/10/2022 10h10
Ela vai ser paga, não é obrigada a nada.
Se ela não precisa desse dinheiro há quem precise.
anônimo
10/10/2022 17h22
Precisaria de escravos.
10/10/2022 17h12
Meu apartamento e maior que esse e tenho uma empregada mas so ao fim de semana
10/10/2022 17h51
Não faria nada.
10/10/2022 17h57
Eu contrataria uma empregada e pagaria bem.
anônimo
10/10/2022 18h01
Se sou solteiro não vejo necessidade de uma casa enorme dessas, se sou casado meto filho, filhos são ótimo em limpar casas kkkkkkkkkkkk enquanto não tenho filhos eu e minha mulher limpamos a casa, emprega só se ninguém tivesse tempo mesmo pra cuidar da própria casa
anônimo
04/10/2022 10h18
Não teria isso na minha casa
anônimo
04/10/2022 10h03
Contrataria uma empregada bonita para eu não me sentir sozinho.
10/10/2022 17h01
Fiz um serviço pra um cara aí do insta que tem 3 empregadas que se revezam em turnos de 8 horas. A que trabalha no 3° turno fica mais a cargo de cuidar do bebê dele.
Achei meio bizarro...

Bom, eu não me sentiria confortável com a ideia também.
04/10/2022 10h17
Hoje em dia, isso praticamente não existe mais, depois da PEC das domésticas. Não só pelos custos (uma empregada dessa não vai ganhar apenas um salário mínimo) mas pela dor de cabeça trabalhista.

Sobre se sentir bem com isso, oras... ninguém é obrigado a aceitar um emprego assim. Combinado não sai caro. Oferta e demanda. Ganha mais quem consegue atender mais um ao outro, simples.

A nova lei do ramo praticamente acabou com as empregadas domésticas que viraram diaristas e, segundo a maioria delas, estão ganhando muito mais dinheiro na informalidade, coisa de 100 a 120 bonoros por dia trabalhado (tomando como base uma casa simples padrão, pois se for uma casa grande ou de luxo, o valor diário é bem maior). Nem querem saber de carteira assinada, pois JAMAIS ganhariam isso com CLT e ainda seriam obrigadas a trabalhar todos os dias.
anônimo
04/10/2022 10h03
Ser risco é muito arriscado
10/10/2022 17h10
Sintoma de uma sociedade escravocrata. Trata-se de uma "senzalinha moderna". No meu apartamento, no "quarto de serviço", há apenas livros. Virou uma pequena biblioteca, onde guardo, sobretudo, aqueles livros que quero esconder das visitas.

Carga horária do trabalhador é de 8h/dia. Ao depois, deve retornar à sua casa, sua família, seus amigos.
10/10/2022 18h31
Eu no máximo contrataria uma diarista ou um cozinheiro.
Vejo isso como uma oportunidade de emprego onde não existiria nada.
Minha tendência na realidade seria a de usar máquinas para substituir esses funcionários, e acho que seria o mais ideal, em países mais desenvolvidos, as pessoas tendem a conseguir empregos melhores.
Muito provavelmente eu contratarei serviços de cuidador de idoso no futuro.
anônimo
10/10/2022 18h42
Eu sou rico e moro numa mansão, não preciso pagar empregados, pois minha própria família arruma tudo em troca de usufruírem da minha fortuna e status

10/10/2022 18h49
Eu não sei fazer quase nada em termos de serviços domésticos. Nem fritar ovo eu sei. Empregada pra mim é quase uma necessidade.

Até quando eu morava em um apartamento médio (100 metros quadrados) eu tinha uma diarista. Contudo, como sou solteiro, não havia necessidade de ela ficar o dia todo. Ela chegava umas 7h da manhã e no máximo até umas 9h ela já estava voltando pra casa. Só na faxina semanal que ela passava um pouco mais de tempo
anônimo
10/10/2022 18h52
Ontem fui pesquisar um prédio de luxo da minha cidade que eu sempre passo em frente, a planta é tipo essa daí também.
E não, eu não iria querer uma desconhecida dormindo na minha casa para trabalhar. Serviços domésticos eu pagaria a diária, cozinhar é comigo mesmo, não preciso de outras pessoas.
anônimo
10/10/2022 18h55
Já entrei em alguns apartamentos e casas de milionários quando trabalhava com atendimento, lembro de ter visto esses quartos, mas era mais em prédios antigos. O que sempre notei, é que existe uma divisão clara na residência, entre a parte principal e onde ficam esses quartos, além de a maioria das empregadas terem coisas bem humildes dentro, tipo, a casa toda com televisão led tela plana, e a empregada com uma tv de tubo de 14 polegas, parece que os patrões querem que exista essa divisão para se sentirem bem.
10/10/2022 18h59
Prefiro minha privacidade, prefiro estar numa casa pequena que eu possa cuidar de tudo sozinho do que estar com alguém na minha casa.
10/10/2022 19h02
Não, teria nojo de um pobre estar na minha casa.