Uma empresa privada geralmente é dirigia pelo o CEO e Fundador. Neste ambiente você será cobrado incessantemente e será mandado embora caso não seja produtivo.

Do outro lado, temos o setor público, dirigido por políticos que são mandados embora a cada 4 anos e para você ser despedido, tem que cometer uma grave infração.

Eu diria que no setor público, os funcionários são quem mandam!

eles perguntam
4 7
elas respondem
anônima
04/10/2022 16h40
Cargo público é melhor pela estabilidade, oq adiantar ganhar 20 mil numa empresa privada e ser demitido de uma hora pra outra
04/10/2022 16h15
Depende... É mais estável, mas você também não tem muita chance de crescimento e sua remuneração fica "estável" da mesma forma por anos e anos...
Resumindo: o melhor cargo é de herdeiro!
anônima
04/10/2022 21h18
Concordo.
eles respondem
04/10/2022 16h28
Isso é assim aqui no BR que é uma piada, pq em países sérios, funcionário público não ganha salário de marajá e muito menos faz o que bem entende
04/10/2022 16h31
Adoro essas análises de quem mal ajuda a mãe a tirar a louça depois do almoço e quer falar com propriedade sobre mercado de trabalho.
04/10/2022 21h16
Depende muito.

Tem vários pontos negativos em relação a dinâmica do mercado de trabalho brasileiro.

O setor privado brasileiro é muito sufocado e ao mesmo tempo pouco regulado, tanto pela falta de infraestrutura (culpa tanto do setor público e privado que não se importam) do país, quanto pela falta de participação ativa do estado. Isso cria instabilidade e pouco dinheiro no caixa das empresas para competir, pagar mais, e manter os funcionários.

Nos EUA é comum que o estado aja no setor privado indiretamente, no Brasil isso ainda é tabu. Embora lá não exista concursos públicos que garantem mamata até morrer como acontece aqui, os sindicatos são fortes, atuando tanto na área pública quanto privada, criando um ambiente mais igual e estável. Ser mandado embora lá também não é tão simples quanto parece, os sindicatos são poderosos.

Veja, a participação do estado seria no sentido de fornecer a estrutura e as ferramentas adequadas para um ambiente de negócios saudável e competitivo no país. Ao contrário disso, o Brasil não fornecesse as ferramentas, sobretudo ao setor privado, e ainda esfola, tanto o pequeno empreendedor quanto o trabalhador, de formas variadas.

Dito isso, o setor público, por ter participação direta e maior regulação do estado, terá maiores salários e mais estabilidade, já que para manter esses empregos (públicos), basta o estado tirar da população via tributação, sem necessariamente que a empresa ou o funcionário sejam produtivos.

Eu não duvido que no setor público não haja cobranças também, mas por não dependerem 100% do lucro para sobreviverem, logicamente que a produtividade não precisa ser o principal objetivo, já que basta retirar dinheiro do povo para pagar a operação.

Em tese, uma empresa privada, diferente da pública, não retira dinheiro da população para manter a sua operação, por isso, se não houver lucro viável e sustentável, não tem como manter a operação em funcionamento.

Por isso empregos públicos são melhores nesse sentido.
04/10/2022 16h38
Comparado ao mercado privado brasileiro sim, devido a estabilidade. Mas se o mercado privado fosse um pouco mais estável, produtivo e justo, não haveria tanta diferença.
O problema tb está em cargos públicos que têm regalias, ai sim, esses empregos são paraísos.
Eu atuei boa parte de minha vida no emprego público, mas em operação administrativa e de tecnologia, sempre foi similar ao mercado privado, com muitos desafios, perrengues e pressão.
04/10/2022 16h15
O melhor cargo é não ter cargo.
04/10/2022 16h25
Isso depende muito do lugar onde vc trabalha.
Vai falar isso na PM ou Bombeiros que funcionário manda, q vc vai é sofrer punição.

Ser PM ou Bombeiro é igual numa empresa privada
04/10/2022 21h18
Bom saber.