Ela é colega minha da faculdade nos tornamos amigas, e é uma das poucas alunas negras na universidade que eu estudo. Ela mesma se auto apelidou com o apelido de pretinha, e eu carinhosamente a chamo dessa maneira, mas quando saio em público com ela e a chamo desta forma as pessoas ficam olhando pra mim com cara de reprovação, como se eu tivesse sendo racista, já teve inclusive uma vez que fomos em uma lanchonete e conversando chamei ela pelo apelido e na mesa próxima tinha umas mulheres negras, ao ouvirem eu chamando a minha amiga pelo apelido, uma delas se levantou e perguntou pra minha amiga se estava tudo bem, se ela estava sendo ofendida por mim, e a minha amiga explicou que não, que era o apelido dela, mas mesmo assim a mulher olhou feio pra mim e depois voltou pra mesa dela. Gostaria de saber se você acha que fiz algo de errado? Ou se são só essas pessoas que viram preconceito aonde não existe?

elas perguntam
7 6
eles respondem
anônimo
10/10/2022 07h50
Se ela mesmo gosta do apelido, quem são os outros pra se meter, povo tá muito lacrador, é um apelido carinhoso.
10/10/2022 07h59
Se a moça não se incomoda, quem sou eu para achar errado.

E as pessoas viram o que seria preconceito em potencial. Se quisesse um conselho, diria para chamar ela disso em local menos movimentado, porque a ideia que passa é preconceito mesmo.
anônimo
10/10/2022 08h37
Isso pode ser usado contra você no futuro. Preconceito ou não, ela gostando ou não, isso não importa, porque hoje as pessoas julgam tudo sem se preocupar com o contexto. Pra isso basta uma pessoa que não gosta de você expor alguma coisa do tipo descontextualizada.
anônimo
10/10/2022 07h53
Cuidado com isso
anônimo
10/10/2022 08h25
O que interessa é o que ELA acha.
anônimo
10/10/2022 11h49
Acho certo.
elas respondem
anônima
10/10/2022 07h52
Se ela gosta, não. Seria errado se ela se sentisse incomodada! Porém, algumas pessoas n entendem, ent pra evitar situações desagradáveis chame ela pelo nome quando estiverem em locais públicos.
anônima
10/10/2022 08h24
As pessoas estão fartas de tantos abusos. Não viram preconceito onde não existia, mas sim que poderia haver e por isso a reação.
Vivian, meu conselho de quem já passou por situações delicadas envolvendo desconfiança de racismo é: não demonstrar o que pode ser distorcido. Muito cuidado com isso porque nem todo preto é vítima nem todo branco é racista mas devido ao histórico, se alguém tiver má intenção, você se põe em maus lençóis.
10/10/2022 11h52
Você atualmente com ela toda poggers te dando liberdade pra chamar ela pelo apelido: ( ͡ᵔ ͜ʖ ͡ᵔ)
Você daqui 5 anos presa por racismo após brigarem por macho e ela usar isso contra vc: ໒( •̀ ╭ ͟ʖ╮ •́ )७
anônima
10/10/2022 08h08
Em público não é muito bom você chamar ela pelo apelido, pode vir alguma desinformada e te bater, ou causar alguma discussão

*--Gostei da atitude da mulher ao lado, é bom ver que as pessoas estão se manifestando em relação ao racismo.
anônima
10/10/2022 09h12
Eu não chamo ninguém assim, independente de a pessoa gostar ou não, tem gente q vê racismo em tudo, melhor evitar problemas.
anônima
10/10/2022 11h48
O preconceito esta na intenção. Se voce não fala para ofender entao esta tudo bem.