Bom dia.
Farei uma viagem de Guarulhos para São José do Rio Preto em novembro pela LATAM.
Já viajei de avião, tanto pela Gol e Azul, quanto pela própria LATAM, antes de implantarem novas regras de bagagem.

Já viajei para Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis, Belo Horizonte e Goiânia, há 10 anos +/-, e minha bagagem sempre foi no compartimento de carga, e nunca tive nenhum problema com relação a peso ou dimensão.
Mas agora, pesquisando, vi que há cobrança se exceder peso e dimensão para bagagem de bordo.
Irei com uma bolsa pequena, dessas com alça, para carregar no ombro, para levar a bordo.
Alguém aqui que viaja com essas novas regras, já passou algum problema em vôos nacionais, com relação a peso e dimensão de bagagem e poderia me dizer o que foi feito?
Teve que despachar no compartimento de carga e pagar multa?

eles perguntam
2 6
elas respondem
anônima
11/10/2022 11h33
Em voos nacionais o ideal é que você leve uma mala de bordo e uma mochila ou uma bolsa, depende de sua necessidade. A bolsa ou a mochila vai contar como objeto pessoal e a malinha de bordo está inclusa também dentre o que é permitido que o passageiro leve consigo dentro do avião. A mala de bordo já tem uma dimensão padrão, você não vai pagar multa nenhuma, no aeroporto eles nem pesam essas bagagens. Ainda pode acontecer de a empresa aérea se oferecer para despachar essas bagagens gratuitamente, para evitar grandes volumes na cabine, na hora do check-in, mas não é sempre que eles fazem isso.
11/10/2022 14h37
Oi, viajei em maio desse ano pela LATAM , SP-Recife. Levei uma mala de bordo, aquelas de rodinha pequena do kit comum de 3 malas, expansível, aumentando em 30% a capacidade total, voltei com 30% "á mais" e mais uma bolsa de mão, para docs e afins... Não tive problemas com peso nem com medidas, na ida ela foi no compartimento superior a bordo, na volta ao fazer o chek-in, fui aconselhada a despachar pois a voo ja estava praticamente completo e poderia não haver espaço a bordo, e eu fiz sem problemas no embarque, enquanto caminhava para dentro do avião, apenas entreguei para os rapazes que ficam um pouco antes da porta do avião. Vi os gabaritos que eles usam disponíveis no embarque e no chek in mas não vi eles usando...
eles respondem
anônimo
11/10/2022 11h30
Melhor lugar pra se informar é no site da cia aérea. Tem um limite de peso (acho que 10kg) e dimensões, uma vez vi um comissário com uma caixa medindo todas as malinhas de bordo na entrada do avião, se passasse do padrão tinha que despachar (e pagar). Além da mala de bordo, costuma ser permitido mais uma bolsa ou mochila pequena.
11/10/2022 11h33
Cara, na maioria das vezes eles nem medem se verem que a bagagem é mais ou menos no tamanho indicado. E se o voo for lotado capaz de até despacharem na faixa (Ja vi isso acontecer)
11/10/2022 14h12
É só verificar se sua bagagem de mão está dentro desses limites de dimensões e peso (10kg)
https://www.abear.com.br/passageiros/bagagens/bagagem-de-mao/#:~:text=A bagagem de mão deve,país como origem ou destino.
isso é fácil verificar
vc fica sujeito a ter de despachar a mala e pagar pelos quilos excedentes
anônimo
11/10/2022 11h34
Aqui é o site da LATAN ? Vixi! Entrei no site errado...
11/10/2022 14h08
Vai ter que pagar uma chupeta para o piloto.