Não, pois isso não resolve problema nenhum, muito pelo contrário, só gera mais problemas.

O sistema judiciário e o sistema carcerário no Brasil é uma merda. Tem que começar ajustando aí. Cerca de um terço dos presos no Brasil são presos provisórios aguardando julgamento, por exemplo.

Mandar adolescentes para prisões de adultos com superlotação não soluciona nada, as celas brasileiras atualmente são como uma escola pra formar bandidos ainda piores. Incluir adolescentes em prisões de adultos só dificultaria a reinserção deles na sociedade, ou seja, aumenta as chances deles voltarem a cometer crimes.

O certo é colocar presos menores de idade com presos menores de idade. E utilizar essa prisão como um sistema de reeducação para reinserir a criança ou adolescente na sociedade.

E as prisões para maiores de idade também precisam focar mais na reeducação do que na punição, como fazem os países que são exemplo de criminalidade super baixa, como Noruega, por exemplo. Cerca de sete a cada dez ex-presidiários brasileiros voltam ao crime quando saem da prisão. Esse número assustadoramente alto só mostra o quão ridículo é o sistema carcerário.

E o principal: tem que investir mais em políticas públicas para tirar crianças do caminho do crime e investir mais em educação pública de qualidade.

É assim que se combate o crime. Reduzir a maioridade penal é varrer sujeira pra debaixo do tapete (ou pior, causar ainda mais sujeira).

Ah, e vale lembrar que a redução da maioridade penal iria afetar majoritariamente jovens negros, pobres e moradores de áreas periféricas do Brasil, pois esse é o perfil da maior parte da população carcerária brasileira. Brancos ricos de bairros nobres são muito mais propensos a escapar da prisão pelos mesmos crimes cometidos por negros pobres de bairros periféricos.

Quando era mais nova, eu era à favor da redução, mas eu tinha essa opinião por pura ignorância minha no assunto. Hoje com a cabeça mais madura, não tem como eu ser a favor de algo assim.
votei em Não
anônima
17/10/2022 17h49
Isso
votei em Não
anônima
17/10/2022 18h23
Reduziria para 14, idade mais que suficiente para saber que não se deve cometer crimes.
votei em Não
17/10/2022 18h20
Marquei errado,e é não.
votei em Sim
anônima
17/10/2022 18h36
Sim sou a favor, até para frear esses anjinhos, acredito que se tivesse duras penas reprimiria o crime.
votei em Sim
anônima
17/10/2022 18h37
Sim
votei em Sim
17/10/2022 17h47
Não, independente da idade cometeu um crime deveria ser julgado como +18
votei em Não
anônima
17/10/2022 18h56
delícia cometer um crimezinho e saber que não vai dar em nada
votei em Não
anônima
17/10/2022 19h40
Com certeza.
votei em Sim
anônima
17/10/2022 20h07
Claro, se uma pessoa é madura o suficente pra fazer merda, que seja também pra responder por isso.

Marquei ''não'' sem querer.
votei em Não
17/10/2022 22h40
Sim, para mim se cometer um crime deve ser julgado como maior de idade. Vemos muitos desses menores cometendo crimes horríveis e não sendo punidos devidamente e são logo após soltos sem justiça alguma
votei em Sim
eles respondem
17/10/2022 19h39
Sim e não. Porque na prática apenas a mudança pra 16 não resolve nada. Os traficantes vão passar a recrutar moleques de 15. Primeiro tem que resolver a superlotação das cadeias, agilizar o sistema dos julgamentos e procurar transformar esse monte de mano ocioso em força de trabalho. Não trabalha, não come, igual fora das grades. Uns cursos técnicos como incentivo a reduzir a pena, não apenas bom comportamento.

Veja o caso do mano no Tocantins que passou um ano preso injustamente e quando conseguiu a soltura morreu no mesmo dia.

Hoje um moleque rouba um celular, um carro e acontece o que? Puxa uma etapa na cadeia, se junta a facção e sai formado e pós-graduado em bandidagem, aprende tudo quanto é esquema e faz contatos pra quando sair da cadeia. E mesmo que por milagre se arrependa e vire um bom cristão, a realidade esmaga. Fica com a ficha criminal suja, e aí? Não consegue nem ser uber. Sai e não consegue emprego formal, acaba voltando pro crime.

Nunca se prendeu tanta gente quanto nesse século no Brasil. E a queda na criminalidade não foi proporcional. Basta olhar ao redor do mundo, criminalidade é inversamente proporcional a bons níveis socioeconômicos, acesso a educação de qualidade etc. É preciso trabalhar a base pra colher os frutos. A gente mal consegue resolver o sistema carcerário do jeito que está, imagina mais essa bomba.
anônimo
17/10/2022 22h24
Vai colocar aonde se já sofremos com superlotação nos presídios?
Detalhe: a superlotação dos presídios só contribui para o crime organizado, visto que as penitenciárias não suportam a demanda de detentos, o que enfraquece a segurança (fazendo com que presos consigam entrar mais facilmente com celulares, por exemplo, e assim podem continuar liderando, atuando à distância com as facções criminosas) transformando os presídios em uma universidade do crime (não à toa o PCC nasceu e se aperfeiçoou dentro dos presídios).

Aí querem mandar um usuário de maconha ou um aviãozinho para um lugar em que ele vai se profissionalizar e vai voltar para a sociedade 10 vezes pior.

Parece que as às vezes as pessoas acham que o preso vai ficar preso pra sempre e acham que só prender resolve o problema da criminalidade. Se prender e não oferecer condições para a reintegração na sociedade, de nada adianta.
votei em Não
17/10/2022 17h48
Não porq a justiça brasileira é uma merda
votei em Não
17/10/2022 18h44
Sim uma pessoa nessa idade já sabe muito bem oque tá fazendo.
votei em Sim
17/10/2022 17h49
Até 11 anos se pudesse.
votei em Sim
anônimo
17/10/2022 17h49
Não.
votei em Sim
anônimo
17/10/2022 20h50
bandido bom é bandido preso, mas preferencialmente morto.
votei em Sim
anônimo
17/10/2022 17h54
E tem que se pena de morte se for um assassino
votei em Sim
17/10/2022 17h54
Sou armamentista mas AFIRMO categoricamente que o problema da violência no Brasil se deu muito mais pelo ECA do que pelo desarmamento em si
votei em Sim
anônimo
17/10/2022 17h55
Cadeia pra criminoso independente do idade e do foro.
votei em Sim
anônimo
17/10/2022 18h21
Tinha que diminuir para 1 ano
votei em Sim
anônimo
18/10/2022 08h45
Segundo Lula esses são uns coitadinhos, matam país de familía, destroem sonhos, tem que colocar tudo na cadeia, sementinhas do mal e esses lixinhos na sociedade começam bem cedo, 14, 15 anos colocando a arma na cara das pessoas.
votei em Sim
17/10/2022 17h53
Sim, se um cara de 16 anos cometer um crime, estuprar, matar, roubar.. cadeia nele.
Agiu como um animal, que seja tratado como um... Na gaiola.
Você iria querer justiça se uma pessoa que você ama sofresse algo do tipo citado por mim, certo? E o cara tivesse 16 anos...
Não podem ficar impunes.
votei em Sim
17/10/2022 17h48
Do jeito q está sendo proposto, não. E, fatalmente, a EC será declarada inconstitucional pelo STF. O caminho é outro.
anônimo
17/10/2022 19h06
O que adianta ter menor idade penal se o maior defeito está no núcleo família, em uma sociedade totalmente bestial, pessoas sem referências de ética e moral, e enxugar gelo isso
17/10/2022 19h06
14, sim
votei em Não
17/10/2022 18h18
Eu sou a favor de não existir maioridade penal, porque o ser humano não apresenta sinais de inocência (entre o certo e o errado) em nenhuma faixa etária, mas a questão é que isso não importa; o judiciário brasileiro não funciona. Mais uma vez o brasileiro querendo cortar as folhas quando o problema vem da raiz.
18/10/2022 08h37
Sim, para terem a consciência que mesmo não sendo adultos perante a lei, existe uma coisa, chamado " código de conta" são diretos e deveres para se viver em sociedade, ser de menor não deixa ninguém inconsciente do seu é certo e errado. Matou, Roubou? Prisão, coloca numa cela com menores infratores.