O Rock nacional nunca foi bom... a pitty era boa uma vez.
Mas quem matou o rock foi o restart, fresno e nxzero.
Acho que o rock nacional teve pouco tempo de vida nasceu no início dos anos 2000 e morreu no final dos anos 2000 teve uns 10 anos bons. Acredito que hoje não faz mais sentindo existir até pq os caras investem pesado no sertanejo por causa do agronegócio e os funks fazem sucesso pq tem muita gente pobre de periferia. Rock é pra gente chata acabou.
Se por morte você quer dizer popularidade, o motivo é simples. Dinheiro e cultura. Vamos falar de grana primeiro: É mais rentável lançar todo mês um mc Fulano, ou uma dupla Zé Ruela & Mongolóide. Funkeiro não lança álbum, lança hit. Cai no gosto popular sem precisar de muito tempo de composição e originalidade.
Com o advento da internet, veio a morte da MTV e da venda de álbuns, e muitas bandas perderam o chão. Outro consequência foi a morte das gravadoras, só banda antiga e grande ainda tem contrato. E com gravadoras morrendo, acabou o investimento em propaganda, pra colocar bandas de rock nas paradas das rádios. No centro-oeste, por exemplo, 90% das rádios é da galera do sertanejo, não tem como as bandas penetrarem nesse meio.
Agora entramos na questão cultural: a musica perdeu espaço. Na minha época de criança, não havia internet, o passatempo pra muito gente era ouvir discos, aprender um instrumento. Hoje molecada prefere netflix, videogame, redes sociais.
E espaço da música em si reduziu. Musica virou o que bomba em video de tiktok, meme, clipe. Trechos cada vez mais curtos. Qual a última vez que você ouviu um disco inteiro? Sem distração?
E sem conseguir atingir as massas, o rock acaba se afastando da cultura popular. Desconhecimento e desinteresse.
Logo, banda de rock não dá dinheiro, não cai no gosto popular. Muito trabalho pra pouco retorno. Logo, acaba no underground, de onde nunca deveria ter saído.
Não vamos romantizar o passado. O próprio rock tava virando uma merda quando era popular. Cine, restart, Simple Plan. Aí que tava o rock popular nos anos 2000.
A popularização da internet fez com que as gravadoras tornassem os estilos mais descartáveis, uma vez que, com a pirataria, não compensa mais fazer álbuns mega produzidos e de alta qualidade como nas décadas passadas. Não foi só o nacional, o rock internacional tbm morreu.
Fenômeno mundial, o rock deixou de ser a música dos jovens, esse espaço foi ocupado por rap/hip hop/funk e aqui no Brasil acrescentaria ainda o sertanejo universitário e suas vertentes. O rock virou algo de nicho, voltou para o underground.
Duas bandas nacionais que tenho ouvido recentemente. Não conheço nenhuma banda numa levada mais pop tipo CBJR, Titãs
O rock, mundialmente, já não é mais tão relevante, os estilos dominantes hoje são outros, o Brasil culturalmente nunca foi roqueiro, teve sem um auge, mas rock sempre foi minoria, agora que o rock não esta no auge global, a mídia da menos, mas existem bandas ótimas contudo é preciso garimpar muito
Parece que até o final dos anos 80 e início de 90 era o rock nacional né que tava mais em alta, ao decorrer dos anos 90 e depois foi mudando, meu pai disse..