Se o Brasil não fosse tão centralizado em brasília e os estados e municípios tivessem mais autonomia, não haveria tanto ódio polarizado e retrocesso econômico.

Porque quem tu acha que é mais bem informado pra fazer decisões a respeito da tua localidade? Um cara que mora há 2000 km de distância que só se importa com o capital político dele e não sabe nem a capital do teu estado ou o governador e prefeito que moram na mesma região e sabe mais da tua realidade? Blz que ainda é um cara que pensa antes nele do que em ti, mas ainda assim, já é um avanço.

Sem contar que haveria menos briga entre bolsonaristas e lulistas, pq aí a eleição pra presidente seria menos relevante pra vida das pessoas. Sem contar que se o teu estado tiver mal das pernas é só se mudar pra outro estado, o que é mais fácil do que se mudar pra outro país.

eles perguntam
0 7
eles respondem
anônimo
30/10/2022 16h51
Não da certo nem nos EUA, que é um país desenvolvido, imagine aqui.
anônimo
30/10/2022 16h54
Prefiro o separatismo.
30/10/2022 16h53
Acho uma confederação melhor ainda.
30/10/2022 16h56
Nisso os norte-americanos tiveram sorte na formulação das leis dos EUA, lá a coisa é muito mais divididinha, não existe essa coisa de governo central que comanda tudo sozinho, os estados tem poder para fazer várias mudanças, criar seu código penal, administrar as contas locais com mais liberdade, adotar políticas públicas se espelhando em outros membros da federação ou países, e etc... Isso porque foi reduzido pelo congresso com o passar dos anos, mas antes de 1900, os estados lá tinham uma força enorme.

Para ter uma ideia, nos EUA, há estados mais esquerdistas, mais direitistas, com mais impostos e com menos impostos, há estados que tem pena de morte, outros não, outros que permitem o aborto e outro não, outros que permitem cassinos, outros já não... é muito legal porque você tem várias experiências sociais dentro de um mesmo país, criando um país mais "completo" e diverso, isso ao meu ver é fantástico.

No Brasil, quando criaram as leis, centralizaram tudo em Brasília, então tudo fica difícil, porque fica mais longe, o povo não pode cobrar os governadores pela violência, porque o mesmo pouco pode fazer, é o governo federal em conjunto com o congresso que dita as leis e as políticas econômicas.
30/10/2022 17h10
Não gosto
30/10/2022 18h04
Acho interessante esse modelo aí
anônimo
02/11/2022 08h40
Legal