Nisso os norte-americanos tiveram sorte na formulação das leis dos EUA, lá a coisa é muito mais divididinha, não existe essa coisa de governo central que comanda tudo sozinho, os estados tem poder para fazer várias mudanças, criar seu código penal, administrar as contas locais com mais liberdade, adotar políticas públicas se espelhando em outros membros da federação ou países, e etc... Isso porque foi reduzido pelo congresso com o passar dos anos, mas antes de 1900, os estados lá tinham uma força enorme.
Para ter uma ideia, nos EUA, há estados mais esquerdistas, mais direitistas, com mais impostos e com menos impostos, há estados que tem pena de morte, outros não, outros que permitem o aborto e outro não, outros que permitem cassinos, outros já não... é muito legal porque você tem várias experiências sociais dentro de um mesmo país, criando um país mais "completo" e diverso, isso ao meu ver é fantástico.
No Brasil, quando criaram as leis, centralizaram tudo em Brasília, então tudo fica difícil, porque fica mais longe, o povo não pode cobrar os governadores pela violência, porque o mesmo pouco pode fazer, é o governo federal em conjunto com o congresso que dita as leis e as políticas econômicas.