Seria um país governado para a elite e seus interesses.
Não haveria democracia
30/10/2022 19h53
Uma vez eu perguntaei sobre qual modelo de democracia as pessoas achavam melhor dentre a democracia original ateniense e os propostos por Aristoteles e Edward Bernays para testar a conhecimento das pessoas sobre politica e óbviamente não obtive respostas, ninguem fazia ideia do que eu estava falando.

Bom, isso que voce propos é bem semelhante ao modelo do Aristoteles: o "direito ao voto" deveria ser conquistado mediante comprovação de conhecimento.

Esse modelo apresenta tres problemas basicos:

1º Criaria uma elite cultural onde apenas meia duzia de pessoas que tiveram condições de estudar nas melhores escolas conseguiriam passar no teste. Isso ainda poderia ser chamada de "democracia"? Não seria equivalente ao parlamentarismo?

2º Quem aplicaria esse teste? Se o orgão responsavel pela avaliaçao tivesse inclinação de esquerda, obviamente só daria direito a voto para partidarios de esquerda e vice-versa!

3º Como as pessoas que foram convencidas a vida toda que tinham "direito ao voto" reagiriam diante dessa mudança, quando perdessem de uma horapara outra o direito ao voto?
30/10/2022 19h39
Gostava quando era no papel que votava e já contava os votos na hora.
30/10/2022 20h00
Bom, tenho matéria de política, economia, entre outras no currículo. Sempre fui uma ótima estudante, definitivamente iria passar, assim como boa parte do eleitorado nordestino.

https://www.google.com/amp/s/mundonegro.inf.br/sim-o-nordeste-e-referencia-para-a-educacao-brasileira/amp/
30/10/2022 20h33
Aí não seria democracia
anônima
31/10/2022 00h16
Desde que se investisse na educação e acessibilidade à esse assunto no âmbito escolar, universitário e no trabalho para melhor capacitação e tornaríamos um país tanto quanto melhor, já que os interesse seriam em comum acordo com todos ou maioria cooperando.
eles respondem
anônimo
30/10/2022 19h41
Vou nem fazer piada para não me acusarem de xenofobia

Qualquer coisa é melhor do que a conjuntura atual
anônimo
30/10/2022 19h46
Totalmente contra, isso abre margem para o governo censurar pessoas que são de esquerda ou de direita, exemplo: vc acha que na época dos militares, essa prova iria aprovar pessoas de esquerda? E vc acha que no governo Lula, essa prova iria aprovar os direitistas?

E outra, quem iria ter o direito de corrigir ciências políticas? Lembrando que tem várias " Teorias Políticas ", então a resposta " Certa " seria baseada NA VISÃO política de quem está corrigindo.

E olha que eu nem acredito em democracia, mas estou "defendendo ela ", sem contar que governos que usavam a Tecnocracia, acabavam despolitizando a população e não politizando como a sua sugestão sugere.
anônimo
30/10/2022 19h39
Com certeza, aí já seria bom que tu não votaria mais.
30/10/2022 19h54
Ninguém estaria apto a votar.
anônimo
30/10/2022 20h05
Péssimo, não quero ter que ficar fazendo prova
30/10/2022 20h34
Acho que seu boy não tá te tôrando direito