Não seria ideal ficar calado no que se trata de assuntos que a pessoa desconhece? Ou buscar aporte teórico para se embasar e ter uma discussão honesta e inteligente?
Pois é, o ideal seria esse. Inclusive vale ressaltar que os políticos são escolhidos em sua maioria por pessoas ignorantes sobre o básico e que são levados pela emoção do discurso, sem nem sequer ter estudado ao menos o histórico politico
Num país com média de leitura inferior a 3 livros completos por ano, o melhor a fazer é deixar os ignorantes "ganhar" a discussão. Aqui nesse site mesmo me faço de bobo quando percebo um nível baixo de argumentação de algum usuário (geralmente anônimos, ou carinhas na faixa dos 20 anos).
Mas existem outros sites como esse onde se consegue debater num nível muito bom.
O bom da política é que ela é ampla, e não há um roteiro específico a ser seguido. Claro que para um cientista político a coisa é outra, mas no geral, basta você se informar um pouco e já vai saber bastante coisa.
O problema é onde se informar, entende? Porque os jornais querem induzir você a acreditar que a forma que eles pensam em relação a política é a mais coerente.
As fakes news são outro problema grave difícil de controlar, muitas pessoas buscam informação nisso e acabam ficando ignorante politicamente.
Por isso é importante saber filtrar as informações que você lê, caso contrário, vai estar falando outra baboseira qualquer.
Porque são ignorantes, sem fossem sabedores da própria ignorância não falariam nada, mas como acham que sabem vão falar merda, o povo nem pesquisa a historia do país e sai falando merda baseado em preconceito