Pensando em manter o conforto para espectadores e jogadores, a organização preparou um sistema de turbinas de ventilação para manter o clima em torno dos 26ºC mesmo durante os horários de maior calor. Sete dos oito estádios do Mundial contam com essa tecnologia.
O sistema foi desenvolvido pelo engenheiro sudanês Saud Abdulaziz Abdul Ghani, da escola de engenharia da Universidade do Catar. Ghani recebeu inclusive o apelido de Dr. Cool (Dr. Fresco, na tradução direta) por conta da invenção.

https://ge.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2022/11/18/copa-2022-refrigeracao-dos-estadios-e-projeto-de-engenheiro-conhecido-como-dr-cool.ghtml

eles perguntam
2 3
elas respondem
18/11/2022 17h06
Chupa Globo, que tinha só o quarto do pó e o do cool.
anônima
18/11/2022 17h35
Kkkk
eles respondem
18/11/2022 17h23
Papo nerd à frente.

É uma obra de Engenharia incrível, de cair o queixo.

As dimensões de um estádio são enormes, e não é um ambiente fechado. Sempre que se projetar um sistema de ar condicionado, a flecha de ar tem que ser pensada, bem como o meio de retorno. Além disso, tem que pensar na estética, porque ninguém quer ver tubulação de AC exposta (é um troço feio). Aí você repara no tamanho daqueles bocais, pensa na geometria do jato de ar, e podem ver ele mostrando ali em baixo da cadeira o canal de retorno para a casa de máquinas. E se pensar que um erro de projeto ia fazer um jato muito frio chegar na pessoa e isso pode ser catastrófico.

Alguém pode falar: "Mas 26°C é muito quente!", mas pense que uma pessoa que está pulando na arquibancada já vai estar num estado eufórico, e não é por muito tempo, então é tolerável.

No geral, projeto legal, ótimo trabalho ao Dr. Cool.
anônimo
18/11/2022 17h35
É claro