eles respondem
a momentos que sim e a momentos que não, a vida não é preto e branco é cinza isso que as pessoas não enxergam. Nada é absoluto e certinho seguindo um só modelo
Acredito em esforço, mas uma pessoa que nasceu num ambiente privilegiado vai ter muito menos dificuldades para chegar em alguém que não teve isso.
É possível, mas é um caminho árduo.
E a dificuldade que uns levam a mais que outros coloca um pé de desigualdade, o que torna a meritocracia, por mais que tenha lógica, algo insuficiente.
Acho que a meritocracia faz sentido até certo ponto, porque ela não cobre todos os casos, ela é insuficiente.
Meritocracia é a mesma coisa que pensar que alguém com as pernas quebradas perdeu para um atleta olímpico pq não se esforçou o suficiente.
Meritocracia assim como democracia não existem, é mera ilusão. Eu diria que existe apenas se a empresa for privada que vai de fato focar na competência e não em indicações de terceiros.
Você já começou o texto escrevendo o conceito de meritocracia erradamente. Claro que vencer por mérito é possivel, o que a esquerda defende é que o ponto de partida seja mais igualitário a todos.
É tão complexo dizer que alguém poderia ou não merecer uma escalada social que seria bem mais fácil apenas estimular as pessoas de uma forma mais natural, mas solidária... Um avanço espiritual/ mental / filosófico e cultural pra que isso viesse acontecer
Em países desiguais a meritocracia não existe. Primeiro teremos que deixar o Brasil o menos desigual possível, pra depois falar sobre "o resultado do seu esforço"
Quanto mais simpático e papudo você for, maior é a sua meritocracia. Já trabalhei em 6 empresas e nenhuma delas tem um programa claro de promoções é aquele "cumpra com as metas para poder se candidatar", mas já presenciei vários casos de manipulação de indicadores para poder dar promoção a determinados funcionários.
Não,vi um video desmentindo toda a ideia e concordei com ele