Primeiro: observe a situação como um todo, veja o que sua mãe está falando e leve em consideração para início de conversa.
Caso vc veja que é apenas implicância, diga com calma e da melhor forma que não precisa da ajuda dela e que prefere quebrar a cara caso preciso.
Tem sogras q são um pé no saco, imagine como a sua mulher vai se sentir numa situação dessa? Desconfortável para todos os envolvidos.
Não sei se entendi direito mas se for isso está aí a minha opniao.
Sim, tem mãe que protege o filho do próprio pai, no sentido de esconder o que o filho faz de errado para o pai não brigar. Vejo isso com bastante frequência na minha família, tenho uma tia que esconde tanta coisa, que acredito que isso prejudicou demais a educação das filhas na adolescência, porque querendo ou não, a voz do pai vem como um alerta final para criança não fazer algo errado, a voz da mãe sempre parece mais compreensiva e maleável.
Dentro dessa visão, muitas brigas surgem por conta de mentiras, omissões, disputas de poder em relação aos filhos...etc. Então, essas ações acabam pesando o clima do casal, fazendo acontecer até discussão por coisas insignificantes.