Essa semana foi rejeitado o PL que instituía cobrança de mensalidade para cursos "latu sensu" em universidades públicas. 304 votos a favor, ou seja por 4 votos apenas essa medida não foi aprovada. E secretaria da Educação já deu entrevista afirmando ser "viável" a cobrança de mensalidade para cursos de graduação. O aluno pobre seria mesmo o mais prejudicado?

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/528130-CAMARA-REJEITA-PEC-QUE-AUTORIZAVA-UNIVERSIDADE-PUBLICA-A-COBRAR-POR-CURSO-LATO-SENSU.html

eles perguntam
4 4
elas respondem
anônima
31/03/2017 17h29
eu seria a favor se os valores recebidos fossem, realmente, reinvestidos na melhoria da educação (na prática, não no papel), mas como isso não funciona é só uma forma de tirar o dinheiro das pessoas pra desviar.
31/03/2017 16h39
Não faz sentido cobrança em universidade publica. Eu realmente queria entender qual o problema que o Brasil tem com a privatização de serviços públicos. Mas enfim, respondendo tua pergunta: Não, o aluno pobre não seria o mais afetado. Uma vez que os ricos são os aprovados em massa para as universidades federais/estaduais.
anônima
31/03/2017 17h32
Não deve pagar. A gente já paga imposto. Não temos que pagar duas vezes.
anônima
31/03/2017 18h49
Seria uma medida inconstitucional.
eles respondem
anônimo
31/03/2017 13h34
Sem contexto nenhum, público=particular
Já está tão acostumado a ser roubado por politicos que fazem tal feito, que perdeste os miolhos
anônimo
31/03/2017 13h34
Quais são as condições desse universitário? Ele está empregado e a renda familar o permite fazer isso? Ele é concursado e pode pagar a mensalidade tranquilamente sem afetar nas necessidades básicas? Quem é o universitário com condições de pagar pelos estudos no Brasil?
Ou essa situação é só pra colocar as pessoas pra trabalharem mais e estudarem menos?
Os políticos estariam dispostos a reduzirem seus ganhos pra dar mais empregos?
Há muitas questões aí. Um estudante às vezes não tem condições de pagar o onibus ou até mesmo o xerox.... Vai pagar mensalidade como?
anônimo
31/03/2017 14h10
Porque pagar por um serviço PÚBLICO? Pessoas de baixa renda que possuem bolsa integral em universidades privadas devem pagar pelo curso?
31/03/2017 16h50
Sou contra, se é pública tem que servi para todos, ja que todos pagam impostos...