E outra, a gente tbm vê o próprio pai ou mãe falando pros filhos que não é só pq eles não estudaram que os filhos vão inventar de fazer igual, que tem que ser alguém na vida etc
Creio que sim, em partes. Vamos considerar sucesso na carreira como parâmetro.
Se fulano é rodeado de pessoas que já foram bem sucedidas na carreira x e seguir o mesmo caminho, com certeza será mil vezes mais fácil. Afinal, ele terá mentores para seguir.
Mesmo que sejam de outras carreiras, as pessoas vão tendo acesso e a pessoa terá maior facilidade nisso. Mas, não é determinante se a pessoa for preguiçosa. Mesmo com muito incentivo, podem ser meia boca. Só que com pais com visão mais ampla, vão puxar esse bocó e usar contatos para ele ser alguém.
E isso tudo está intrinsicamente ligado com desigualdade social. Imagine uma pessoa que nasce numa família pobre, sem perspectivas e quem a única coisa que vê na frente é miséria?
A pessoa tem que ser muito determinada, guerreira, forte e ter muita SORTE para enfrentar os desafios e chegar em algum lugar. E mesmo assim, é um percentual bem pequeno que consegue (digo sucesso considerável - sair da merda, até acho que dá).
Então, se a pessoa nasceu em uma família rica e consequentemente tem contato com pessoas de sucesso, terá muito mais facilidade para ser alguém, mesmo que mediano. O cara que nasce rico, para ficar miserável depois, tem que ser um zero à esquerda.