Tenho um filho que vai fazer 14a, e acho ele egoísta e viciado em games
Ele estuda apenas no colegio e garante boas notas, para o pai não brigar.
Em casa depois do colégio ele quer apenas jogar joguinho, e acha que o mundo se move ao redor dele e dos jogos dele.
Eu cansei de pedir a ele para participar mais das nossas vidas, trabalhar junto, ganhar dinheiro junto e gastar juntos,
Quando estava mudando, ele viu carregar todos moveis e continuou sentado jogando parecia que estava em uma ilha.
Eu cansei, passei a fazer as coisas mais focada em mim e abrir o jogo de que queria que ele ficasse com o pai os fins de semana e sempre que possivel.
Ele reclama das coisas da casa, eu digo que ele não tem direito de reclamar ou dar palpite, pois ele não participa ou ajuda em nada.
Ontem ele disse que eu não gostava dele, que só pari ele e não quero saber dele.
Eu retruquei que me sentia como ele, sozinha, não amada, pois ele não participava da minha vida.
Estou certa, será q ele pode revoltar?

elas perguntam
2 2
eles respondem
01/04/2017 10h37
Criança deve brincar e estudar, tem que ajudar com coisas da casa, mas não se responsabilizar por trabalho, ou melhor, ter o trabalho, dinheiro como prioridade, mas deve entender que isso é importante pra família.

Nunca um pai/mãe deveria dizer pro filho que prefere ele longe, isso beira a crueldade. Sei que no fundo vc não quer isso, apenas pode estar confusa, estressada, sobrecarregada, é compreensível.

Ele não participa porque ele não pertence, ou esse é o sentimento dele, não reconhece o seu lar como o dele, claro, adolescentes são folgados sim, mas não é um grande problema.

Me parece, pelo que vc disse, que vc poderia demostrar antes de tudo o amor que sente por ele. Entre mais na vida dele pelo que ele gosta. Não é dar um videogame, é jogar junto, é assistir Assassins Creed no cinema com ele, é pegar Pokémon junto e mandar um whats dizendo que vc tem mais bichinhos que ele, é levar ele no museu do videogame e por ai vai. Fazer ele perceber que é amado, que pertence ao lar. Sem isso, ele vai usar qualquer situação pra se revoltar.

Com o tempo ele vai entender que tanto vc como o pai precisam de um tempo sozinhos as vezes, pra namorar, trabalhar ou fazer o que gosta sem que ele se sinta sozinho, que é o que ele sente agora.
anônimo
01/04/2017 12h38
Nem li.
Um adolescente de 14 anos precisa de poucas coisas...
Respeitar os pais,
Estudar e tirar nota média,
Não engravidar nenhuma menina,
E aproveitar a juventude pra quebrar a cara e aprender.
Acho que basta. O resto é fogo no rabo dos pais.
elas respondem
anônima
01/04/2017 10h49
Olha, isso que vc relata tenho muito medo que aconteça aqui em casa, quem sou eu para apontar falhas na educação do seu filho, visto que eu tenho um de apenas 6 anos? e imagino que qdo entrar nessa idade será igualmente dificil para mim? Alguns aqui podem me achar antiquada pelo que vou dizer, mas quem manda na sua casa é vc e seu marido, vc devem determinar o limite das coisas, na minha opiniao é inadmissivel que alguem que dependa da familia , queria ditar regras e levar a vida do jeito que bem entende! Por isso me acham chata ,qdo eu deixo meu filho acessar tablet internet apenas no sabado e domingo, qdo eu reluto em dar um video game a ele, e se o fizer será controlado, pois para mim essas coisas são para momentos de lazer. Durante a semana existem outras responsabilidades que devem ter prioridade. Conheço um rapaz que hoje tem 22 anos, nao trabalha , não estuda, nao namora, não sai de casa, só está cada dia mais gordo atras da tela no computador.Nem eu nem vc queremos isso para nossos filhos, então seja dura o qto tiver que ser , pois ele irá te agradecer um dia.
01/04/2017 10h31
14 anos. Fase comum do desenvolvimento humano