...o ribeirinho do interior que faz sustento das coisas de onde mora?

Qual sua sensação de liberdade, o que falta?

eles perguntam
8 5
elas respondem
01/04/2017 11h28
Minha sensação de liberdade é apenas a partir do momento q saio do trabalho. É a melhor sensação, sinto q posso fazer qualquer coisa.
Mas na hora q acordo dia seguinte, tenho um horário a cumprir e coisas pra fazer. No fim da tarde tenho a horrível sensação de que não queria nada daquilo.
Mbg
12/04/2017 21h15
Ele , sem dúvidas .
Na situação em que vivo , nunca serei completamente livre . Falta coisa demais ...
01/04/2017 10h29
Eu não entendi direito a sua questão.
Livre em que sentido ?
01/04/2017 15h24
Minha sensação de liberdade é estar totalmente livre de convenções, pré-conceitos, rótulos, imposições da sociedade e julgamentos alheios. Me permito viver em paz comigo mesma, dentro dos meus critérios de felicidade e que julgo serem edificantes, que me trazem desenvolvimento e crescimento como ser humano. Não me preocupo em agradar e ser aceita. O que faço tem a ver com o que sinto e que me traz satisfação e alegria. Liberdade é poder sorrir e sentir que o mundo, apesar de toda sua miséria, pode ser um lugar agradável, colorido e leve pra se viver. Coloco minha energia e demando meu tempo para amar quem me ama, conviver com as pessoas que são especiais pra mim e que fazem a diferença no meu dia a dia. Para celebrar os momentos inesquecíveis, para sorver a cultura e a beleza das artes e para saborear os prazeres carnais e mundanos que tanto nos presenteiam com incríveis surpresas.

Mas sem dúvida, o ribeirinho é mais livre e talvez até mais feliz.
01/04/2017 15h28
O ribeirinho pode ser mais independente mas não chamo o q ele tem de liberdade. Liberdade é ter as coisas e não se sentir preso a nada, na minha opinião.
O carinha ta vivendo na beira de um rio, provavelmente tem pouco acesso a informações, tecnologia, serviços básicos e afins. Ele não leva a vida q tem por opção mas por talvez não ter outras opções.
Minha sensação de liberdade varia, mas pra melhorar ta faltando um bocado de meditação pra aceitar de vez que nesse mundo tem um bando de beija-bunda otários, adoradores de plástico cheios de mimimi e q como no fim vai todo mundo pelado pro mesmo buraco o melhor é curtir de montão e mesmo ao dar o seu melhor, viver sua vida sem levar nada muito a sério e sem se apegar a nada, repito, NADA. Isso pra mim é liberdade. Um dia eu chego lá.
Não sei se tu vai entender mas é isso rs.
01/04/2017 15h33
É uma pergunta interessante.
Vou ver se eu entendi, espero que sim.
Está me questionando se eu me sinto mais ou menos livre do que aquele no interior que produz seu próprio sustento? Seria isso? Como, por exemplo, a agricultura familiar?

Se for isso, eu acredito que nem um nem outro. Eu me julgo livre, do mesmo modo que eles devem se julgar livres. A liberdade de uns nem sempre é a liberdade de outros.
Eu me acho livre porque eu faço meu horário, faço o que eu quero. Se quero viajar, posso ir a qualquer momento (Eles não podem simplesmente sair de perto no tempo de colheita e de plantio);
Em troca eles trabalham apenas para si, sem cobranças vindo de externos.

Em ambos os casos vai haver uma pequena limitação na liberdade porque o mundo a limita por si só. Nenhum ser é 100% livre. A sociedade não nos permite tal coisa.
Mas, você pode escolher quais das limitações possíveis não vai de encontro aos seus ideais de liberdade e assim sentir-se o mais livre possível.

Então, te respondendo: De acordo com os meus ideais pessoas, com o que eu quero pra mim, com o que eu acredito, eu sou sim mais livre <3
01/04/2017 15h35
Eu já fui 70% livre quando não tinha onde morar, é meio estranho, mas eu poderia ir para qualquer lugar.
Arrumei filho fiquei 80%, pois ainda sim, teria que por ele estar próxima ao pai dele. por tanto me prendi a um lugar, tirando a minha liberdade.
e por fim hoje não me sinto livre, comprei um imóvel que alem de prender a determinado local, me sinto presa a um financiamento.

Hoje me sinto em uma prisão, isso me angustia um pouco, mas o engraçado é que quanto morava de aluguel não preocupava em mudar, passei 11 anos na mesma casa.
anônima
13/04/2017 13h04
depende do ponto de vista. Os dois podem ser livres, mas ambos são prisioneiros. ainda que vá viver como ribeirinha, em alguma tribo isolada ou em uma vila sustentável... eu nunca estarei livre. Pra mim liberdade é mais uma utopia.
eles respondem
anônimo
01/04/2017 10h48
Naum imtendi direito sua purgumta mais linberdade pra mim eh ter imdepedencia finamceira. Eh voçe ter uma fomte de remda memçal suficiente pra gera sempre superavite no dueto gasto e gamho. Se voçe comsege ter ese saudo memçal sem comprometer seu padrao de vida que quer ter e cem depemder do seu salario que voçe gamha numa empreza x emtao voçe tem imdependencia finaceira e se tem imdependencia finaceira voçe tem liberdade. O home do campo tem mais liberdade pq ele tira seu poprio sustemto e naum vive em fumçao do salario pago pelo pratao semdo que tambem sao produtores de bem de comsumo que fas a economia gira.
01/04/2017 12h35
Na natureza nada é livre além do ser humano. Tudo na naturza cumpre sua função, tanto que se vc colocar um prato de alpiste pro gato, ele morrerá de fome. Só o ser humano tem a angustia de ser livre e sugundo Kant, age livremente quando vai contra seus desejos. Pra fuder de pé igreja....oh glórias.
01/04/2017 10h31
primeira pergunta eu nuntindi
falta eu ganhar minha grana e ir morar longe dos meus veio
13/04/2017 14h24
Quem é livre nessa sociedade em que vivemos? Conserteza um caipira que mora no meio do mato e até os indios sao mais livres que nós.
anônimo
13/04/2017 14h29
Ninguém é livre totalmente. O senhor de engenho chamado relógio escraviza todo mundo.
Os únicos livres são os índios que não tiveram contato com o "homem branco".