17K  15/08/2017 12h12

Vou tentar resumir a história: quando eu era mais nova eu morava com a minha mãe, ela sempre demonstrou muito afeto por mim e eu sempre senti que amava ela não só por ser minha mãe mas também porque ela correspondia às minhas necessidades afetivas. Por uns acasos, com 11 anos tive que mudar de cidade e vir morar com meu pai mas a situação mudou totalmente. Ele nunca foi de demonstrar afeto e eu já era uma criança rebelde então sempre tivemos brigas sérias e a brecha de afeto foi se fechando ainda mais. Hoje tenho 16 anos e quando penso nos meus pais eu não sinto que amo eles, apenas sinto que eles são... meus pais, simpmesmente. No caso do meu pai, ele me banca, paga minha roupa, minha alimentação (e eu sou eternamente grata) mas eu não sinto um amor afetivo, só um apego vinculado com as coisas que ele me dá. E no caso da minha mãe, fazem mais de 3 anos que eu não tenho contato fixo com ela, vejo ela uma vez por ano quase, então o sentimento está só nas lembranças que eu tive com ela.

elas perguntam
3 9
eles respondem
anônimo
04/04/2017 08h58
Comigo, é meio complicado falar sobre: Eu sempre tive amor incondicional dos meus pais. Eles estão juntos e felizes. Por parentes também, não muito pela parte do pai, mas foda-se.

Não sei como você se sente. Mas um conselho sempre é possível:

Já tentou conversar com seu pai? Procurar afinidades? Tentar pedir desculpas? Tentar melhorar? Vocês não tiveram contato quando criança, e teve X motivos para isto. A vida é louca, e não podemos escolher como começamos, mas podemos determinar como iremos terminar. E espero que você não queira terminar com esse vazio pelo seu pai, e esse distanciamento de sua mãe.

Mude. Rebeldia é normal, quando crescemos, questionamos tudo. Questionamos ordens, afazeres diários, rotinas, etc etc etc. E faz parte, precisamos desse momento para aprender a viver. Porém, não dificulte mais do que se deve, ainda mais nas suas condições.

Não faça seu pai de apenas como bancário, faça ele seu amigo. Tenho certeza que no fundo, ele deve ser frustrado pelo fato de ter uma relação apenas material contigo, porque ele tem plena ciência disso.

Sua mãe é mais fácil. Apenas "se abra" com ela e vai voltar todo aquele sentimento. Um abraço pode ser muito eficaz também.

Faz assim, hoje, quando tu ver seu pai distraído, entretido em alguma coisa de boa, chega e fala: "Pai, sei que temos muitas diferenças e pontos de vista, mas quero que você saiba que amo muito você!" Você disse que não sente muito por eles, ok, fale isso e procure ser meio calorosa, mesmo que no fundo você sinta um teatro envolvido. Preste atenção na reação dele, se for empolgação, você fez um homem feliz. E tenho certeza que ver a felicidade dele, te fará se sentir bem também, logo mais, desenvolvendo afeto verdadeiro.

Enfim, tente. O que você tem a perder?
anônimo
02/04/2017 18h36
Meu pai sempre me tratou mal, com desprezo e tal, sempre ''cagou'' pra mim e só tenho lembranças ruins dele, nunca vou me esquecer do dia que ele me bateu porque o meu irmão fez merda e eu não tinha nada a ver com nada. Hoje, sinto nada por ele, a gente mal conversa. Já minha mãe é outros 500.
Agora, sentir nada pela sua mãe só porque não se veem tanto é estranho, sendo que ela sempre foi boa com você.
anônimo
15/08/2017 12h12
Na adolescência tive a experiência de dar banho no meu pai e eu lembro que aquilo foi revoltante para mim ele tinha acabado de fazer uma cirurgia e eu tinha que ficar em casa para ajudar levar ele no banheiro e fazer outras coisas meus amigos saiam e eu fiquei uns 3 meses em casa todo dia ..eu saia para pagar as contas aquilo foi um choque de realidade eu vi o que ele administrava sozinho e a gente não era rico meu relacionamento com ele não era lá essas coisas sempre fui mais desgrudado mais no mesmo ano eu arrumei um emprego e tentei entender porém acredito que os "amigos" me afastavam dele e não ajudava muito em casa com as contas (gastava com festa, bebida até droga já comprei) infelizmente quando eu estava ficando maior de idade eu tive um começo de depressão e quem estava do meu lado era ele (meu pai) mãe também claro lembro que eles me tratavam como um bebê sempre dando muito carinho e apoio e ele virou praticamente meu melhor amigo era ele quem sentava na cama todo dia que amanhecia e pergunta como eu estava eu chorei igual uma criança pedindo desculpas por me afastar , esse ano ele vai fazer outra cirurgia no joelho ( ele tem artrose) e tá quase parando de andar nosso relacionamento familiar mudou completamente eu me arrependo muito de não estar tão presente na adolescência principalmente com ele que sempre foi muito solitário , hoje eu o trato como um rei levo ele para tomar uma no bar , no mercado , arrumamos briga juntos , futebol etc e já estou me preparando para cuidar dele de novo dessa vez com todo o prazer quando ele fizer a cirurgia. Só fui entender a importância deles depois de grande hoje trato eles muito bem e me arrependo muito da adolescência ( só queria me ver livre deles) hoje não sou nada sem eles e ele (meu pai) me fez o homem que sou hoje em dia e falo com orgulho.
elas respondem
02/04/2017 18h33
Não ama mais sua mãe só por causa da distância? :(

Não sei se é normal... Não nesse caso da distância... No caso do afeto nunca ter existido com relação à seu pai é mais compreensível, acho...

Mas, não acho que seja normal... Nem saudável.
02/04/2017 22h01
Com 15, 16 anos também não curtia meus pais. Até crescer, adquirir maturidade e perceber o que levou os meus pais a serem como são, me colocar no lugar deles. E também depois de quebrar a cara e perceber que ninguém é amigo de ninguém e que na hora que você mais precisar, as únicas pessoas que estarão disponíveis e querendo seu bem, serão seus pais/família. É claro que existe exceções, mas na grande maioria das vezes é assim.

Relaxa que o tempo vai mostrar isso à você.
03/04/2017 11h01
Eu amo aquelas pessoas que me dão condição para ama-las. Se não me dão, eu não as amo. Para mim, isto vale para qualquer pessoa, independente de ser meus pais ou não
anônima
02/04/2017 19h50
Por isso que não quero ter filhos rs a pessoa dar tudo do bom e do melhor pra eles dizerem por aí que "não nos ama mais"
Pra mim não é normal, mas pela maioria pelo visto é, então tudo certo
anônima
15/08/2017 11h13
Eu entendo como vc se sente, quando temos problemas assim na infância o afeto fica mais difícil pra nós. Parece que você se vira bem sozinha, o amor se torna de certa maneira desnecessário, eu por conta de problemas na infância hoje tenho dificuldade em amar inclusive minha família e pessoas próximas a mim. Eu as vezes me sinto uma pessoa horrível por não corresponder , mas sabe acaba de trocando parte de quem você, essa personalidade mais fria e reservada nesse aspecto, as vezes vc os ama, mas não sente aquele apego. E normal.
02/04/2017 18h45
Se vamos falar de afeto, devemos falar de vínculos. Acredito que vc nunca teve esse vínculo com o seu pai, já com sua mãe, a falta de contato está afetando. Respondendo sua pergunta: sim, é possível. Não se cria sentimentos sem alimentá-los.
anônima
02/04/2017 19h47
Acho normal, mas veja bem vc tem só 16anos, nessa idade queria que eles sumissem da minha vida. Claro, hj não penso daquela forma mimada, mas não sou hipócrita de dizer que os amo.
anônima
02/04/2017 21h14
Meu pai é péssimo Uma pessoa super negativa que sempre me desmotivou em tudo. Graças a Deus sou forte. Não sinto amor por ele.
anônima
04/04/2017 02h46
Eu nao acho normal pq no seu caso percebo q os seus ao menos se importam te alimentando e cuidando de vc.. mas tbm acho q se uma pessoa nao ama alguem é pq tem um motivo e acho q vc nao esclareceu mt coisa..