Não sei se vcs já passaram ou passam por algo similar mas estou bem triste mesmo, mês que vem completo 25 anos e simplesmente não tenho nada conquistado, vim de família humilde então depois que terminei o médio não tive a mesma oportunidade de seguir em uma faculdade, naquela época não Enem e as universidades ficavam na capital, e eu interiorana.

Fiquei em casa com meus pais super controladores, resultado até hoje nunca consegui um emprego e todos os anos realizo o enem e mesmo obtendo uma média razoável não consegui passar em nada, sistemas de cotas está cada vez mais difícil (sou parda, sem renda e venho de escola pública) não consegui passar em nada, e programas como fies e prouni meus pais não deixam pois eu teria que ir para capital e além deles não concordarem com isso não teria como me manter, tenho muita vergonha pq não tenho nada pra colocar num currículo além do médio completo. Estou entrando em desespero já, me vejo com essa idade sozinha, desempregada e sem um diploma

elas perguntam
9 3
eles respondem
06/04/2017 00h18
Olha, faço terapia hoje por motivo um pouco parecido (mãe controladora e desmotivadora), faço a 9 meses já. Não conseguia me desenvolver como ser humano, não crescia, não me tornava independente. Tava uma merda. Até que decidi iniciar um tratamento, consegui o tratamento pedindo desconto nas consultas (de 90 reais, pago 45) o que me ajuda a pagar, não conseguiria pagar de outra forma. Lá, aprendi a agir sabe, que se tenho um problema preciso correr atrás de soluções, por mais difícil que seja sair da zona de conforto, arriscar, quebrar a cara, BANCAR NOSSAS ESCOLHAS! Seus pais estão ai, e vão sempre te querer por perto e até sabotar seus planos de crescer, porém, vai de você encarar eles e o mundo que existe lá fora. O primeiro passo seria arranjar um emprego, na capital, ou seja onde for, talvez ir morar sozinha, pagar aluguel, ter a responsabilidade de um lar, pagar suas contas e ter seu espaço. Começar do zero, sabe? Não querer começar lá em cima, com casa mobiliada, tudo do bom e do melhor, o começo vai ser foda!! Punkzera mesmo, mas o único jeito de viveres isso eh começando, então, lhe desejo muita força e sorte!! Tenho certeza que vais conseguir!!
05/04/2017 23h56
Você já ouviu falar de Jesus?
06/04/2017 00h00
Tenta trabalhar logo, primeiro emprego.
Sai entregando currículos. Nessa crise não espere ser fácil.

Depois vc faz até uma faculdade particular sei lá.
Na boa, faculdade hoje em dia não quer dizer muita coisa não viu.
anônimo
06/04/2017 03h02
resolver problemas dos outros é fácil, mas você pode arrumar algum emprego básica sendo em padaria o horário é puxado mas você sempre arranja, em mercado, ou em lugar melhor qualquer trabalho é trabalho, não estou dando dica pra você virar garota de programa mas até garota de programa trabalha, ficam com caras velhos que talvez devem sentir até nojo ou sei lá por dinheiro, mas ela escolheu isso ou não teve opção a vida é dela n estamos aqui pra julgar, e vai paga pra pegar ela quem quer, não tá roubando é trabalho.. você pode entrar por baixo em mercado ou padaria tem mais coisas mas tem que correr atrás falar é fácil mas só assim, pois pelo que você falou sua família é pobre, mas se correr na frente sempre vai arranjar dei dica por baixo mas pode arranjar coisas melhores, no marcado dps pode evoluir, como tbm na padaria é um emprego bom até facul não te garante um futuro, o que tem de gente com diploma manda currículo pra ajudante pra ganhar salário mínimo.. depois que você arranjou seu trampo meu caminho andado vai conhecer pessoas trampo tu n fica sozinha, pode pagar uma academia cuidar saúde tempo livre conhecer amigos, e outra você tendo renda pode pagar um curso pra você, muitas pessoas fazem facul e muitas dessas trabalham como técnico depois, se você não tem qi quem indique, você com diploma não vai arruma emprego fácil, e terá que fazer provas que muitas vezes demoram anos pra chamar mesmo você ficando em primeiro lugar, e chamam um cara de último lugar que tem qi.. então você fazendo curso caso arrume emprego mercado ou padaria e n fique satisfeita queira algo mais, começa pelo curso por baixo, dps tu pode fazer facul pagando metade por ser de família de baixa renda, ou não sei se já ouviu falar em tecnólogo é mesmo que uma facul, mas em tempo reduzido focado apenas no básico o essencial, isso é bom e ruim pois é bem mais barato e faz em tempo reduzido, o ruim é a área onde você vai trabalhar é bem objetiva, veja net dps, resp ta gigante haha
06/04/2017 00h03
Complicado, já passei por situação quase parecida, quando não se tem experiência ou qualificação em determinada área, às pessoas simplesmente fingem que você não existe, quase pensei em vender drogas hsufhsaushdua, sim, já pensei muito nisso, não seria muito difícil pois tive colegas ligados ao ramo, tudo muito discreto. Mas sinceramente, gosto de pôr minha cabeça no travesseiro com a cabeça limpa, e saber que mesmo que pouco, a fonte da renda veio de um lugar "honesto", Todavia, vivemos em um país onde a sacanegem impera solta, e que os desonestos sobem rápido enquanto ser honesto é bem complicado, se até nosso governo faz sacanagem, o exemplo vem de cima e não de baixo. Ora, o certo agora é você aceitar o que vier, abaixar a cabeça e engolir alguns sapos, nem que seja vender sorvete na rua, ou trabalhar de empacotador em um supermercado, enquanto estuda e faz cursos de aprimoramento. Não se desespere, nesse momento o país está bem difícil, então não é só você que está assim, imagine milhares de pais de família agora que estão com a esposa e os filhos na rua passando fome, com os filhinhos com a dor na barriga querendo comida, imagine a dor deles? é ai que muitos homens entram para a vida do crime. Principalmente sabendo que no nosso país O Crime Compensa, No entanto, a calma nessa hora é muito importante, abaixe a cabeça e comece por baixo, tentar arrumar um ótimo emprego sem qualificação é praticamente impossível, então minha dica é pegar qualquer coisa que vier, enquanto estuda e faz cursos, é o melhor caminho neste momento, boa sorte!!!!!
06/04/2017 00h34
Primeiramente você tem que parar de culpar seus pais por não ter estudo, você me parece um tipo de pessoa que vé obstáculos em tudo, ta hora de você começar a agir e colocar um objetivo em sua vida, você é nova tem 25 anos tem muito pela frente ainda, para de pensar negativo isso só atrai negatividade, comece a pensar positivo dedique um pouco mais nos estudos, aproveite seu tempo livre. Comece a gostar mais de si própria e tenha fé que tudo vai dar certo :)
anônimo
06/04/2017 01h03
Faz um técnico bom numa instituição legal tipo de enfermagem se especializa vai trabalhar em hospital ou SAMU.
06/04/2017 02h06
Bom, eu acho que você tem acesso à internet, pois está por aqui. E você tem tempo ocioso, apesar de não estar se sentindo bem com isso. O que eu indicaria, conforme fiz para o meu irmão mais novo que está em uma situação parecida com a sua, é que você aproveite para buscar na web algum curso, ou tutorial de algo que você goste. Nem que seja pra fazer docinho em casa e vender para alguém. Artesanato é legal também. Isso dá um trocado dependendo do seu empenho e jeito pra coisa. Além disso, você também pode buscar outros cursos/tutoriais de algo que você goste, dependendo da profissão que você deseja seguir. E se você não sabe o que pretende seguir, busque a sua arte. Navegue na web em busca de algo que te faça querer fazer mais e mais, descubra seu dom, sua essência. Mas não deixe de procurar emprego, pois isso lhe irá conferir renda e assim você pode até fazer cursos pagos.

Faculdade é legal, mas não é algo 100% essencial nos dias atuais. Você pode fazer um curso profissionalizante, você pode investir em outras formas de se especializar em algo, etc. A não ser que você deseje ser médica, aí vc vai precisar de uma faculdade. Mas eu acredito que primeiro você deve procurar aquilo que vc faz sem achar que é um emprego. Sua arte.
anônimo
05/10/2018 19h02
foda
elas respondem
05/04/2017 23h52
o prouni ainda esta com escrição aberta, e não é só para capital, basta vc escolher um curso da que tenha na sua região, pedagogia então é o que mais tem, a media para conseguir é de 450 pontos e não ter zerado a redação, voce ja entrou no site do prouni?

Prazo de inscrição para bolsas remanescentes do Prouni termina nesta quarta hoje, voce tem 7 minutos para fazer inscrição
06/04/2017 00h52
Vai arrumar um emprego de qlquer coisa, junta dinheiro e tenta passar em alguma coisa. Outra opcao eh fazer cursos, senac, senai... so nao pode parar quem fica parado eh poste
anônima
05/10/2018 19h01
Nossa senhora