Sempre gostei de dar presentes em datas comemorativas, porém meu namorado nunca me deu nada na data certa, só 1 semana, 1 mês depois.
Então meio que desanimei de continuar presenteando ele, pq parece que ele só da algo quando eu dou primeiro. Esse ano eu não planejava comprar presente de natal pra ele, porém ele já veio me cobrar com indireta “espero que meu presente de natal esse ano seja algo bom” eu achei isso bem chato.

elas perguntam
5 1
eles respondem
anônimo
12/12/2022 17h29
Começa a cobrar dele tbm.
12/12/2022 17h31
Converse com ele sobre isso
anônimo
12/12/2022 17h40
Conversa com ele, tudo é resolvido na conversa
12/12/2022 18h13
Minha percepção é que sua linguagem do amor é presentes.
E seu namorado não se deu conta disso, do quanto é importante para você.
Ele ficou tão acostumado com os seus presentes que mandou a indireta.
anônimo
12/12/2022 18h16
O ato de presentear necessariamente precisa ser recompensado? Penso que não, ao menos não deveria. Neste caso, tornar-se-ia um toma lá, dá cá. Comércio. O amor líquido de Bauman.

Indo mais a fundo: você deseja agradar aos outros, e espera retorno. Um modo de se relacionar baseado no conceito de recompensa.

E, respondendo ao seu último questionamento: não baseie seu comportamento almejando agradar a quem quer que seja. Neste caso, tornar-se-a refém do outro. Foque em si.
elas respondem
12/12/2022 18h12
Eu acredito que devemos presentear sem esperar nada em troca.
Mas, é difícil aceitar fazer de tudo por uma pessoa e só receber migalhas.

Se eu fosse você diria que espera que o teu presente também seja algo bom, só para ver o que ele vai falar.
Dependendo da resposta, você entra no assunto e diz que o que está te incomodando.

Eu acho muito chato ficar cobrando as coisas, mas às vezes é necessário para ver se se toca.