Argentina perdeu para Arábia Saudita.
Acontece que Argentina soube como concertar o time, chegou na semi final preparada para enfrentar a Croácia. O Brasil não corrigiu as falhas, não mudou a escalação para se adaptar ao estilo de jogo da Croácia.
O Brasil jogou mal, se empolgou com o primeiro Gol e abaixou a defesa, a Croácia já vinha de vários mata-mata nas quartas de finais em outras copas, eles tinham psicológico para segurar em uma situação dessa, coisa que o Brasil não tinha.
Cada jogo possui fatores isolados ...
Ex. Havendo um erro de arbitragem que leve a um gol, pra um time que joga no esquema de cozinhar o jogo, toda trajetória do jogo já muda.
Aquela mão do croata no jogo do Brasil poderia ter mudado tudo. É isso.
Copa do mundo tem muito do fator sorte envolvido... um campeonato por pontos corridos sim pode dar uma média entre um time ser superior a outro...
Não dá pra tirar base que fulano é pior que beltrano por causa de um jogo.
A Suíça deu trabalho pro Brasil ganhar dela, e perdeu de 6 x 1 pra Portugal.
A Coreia venceu Portugal por 2 x 1 e tomou 4 gols do Brasil.
Cada jogo é um jogo, mas claro, individuamente falando, a Croácia não tem muitas estrelas.
O que a fazia ganhar era a tática.
A Croácia tem um esquema de adequar o adversário ao ritmo de jogo deles, mais "lento", pra depois conseguir uma forma de fazer gol tanto de ataque normal quanto de contra-ataque, ou segurar o 0 a 0 pros pênaltis, onde ela é brilhante.
A Argentina começou o jogo sendo muito rápida. Conforme os minutos iam passando, a Croácia conseguiu desacelerar o jogo, como queria fazer...
...só que nessa conta deles não entrou uma coisa: um pênalti a favor da Argentina, no início do jogo.
Foram pegos de surpresa, e, quando o Messi conseguiu converter o pênalti em gol (com um chute indefensável pra qualquer goleiro, mesmo que o goleiro croata seja ótimo), eles perderam o rumo do jogo, deixando a Argentina avançar e cravar a vitória.