alerta de textão

Calçadas finissimas ou inexistentes, ruas estreitas, asfalto com muitas falhas, rede de esgoto e elétrica que não atinge uma parte considerável das casas... São mtos problemas.

Algumas pessoas pensam que é só demolir a favela e construir conjunto habitacional, mas não é bem assim.

Os conjuntos habitacionais são, muitas vezes construídos em lugares distantes dos grandes centros, então o trabalhador acaba tendo de se deslocar muito para chegar ao trabalho.

Uma coisa que não é muito falada é o fato de que os bairros medievais europeus (aqueles famosos centros históricos) tem uma configuração bem parecida com as favelas brasileiras: ruas estreitas e que não são retas, obedecem o relevo e contornam as casas. Porém o que ocorreu na Europa foi que o governo simplesmente aceitou que as ruas e vielas eram estreitas demais para comportar carros e pedestres ao mesmo tempo, então eles converteram ruas de trânsito de automóveis em ruas de trânsito de pedestres. Muitos que visitam a Europa, principalmente a Itália, sabem que nem em todas as ruas de lá é permitido o trânsito de automóveis.

Outra diferença entre as favelas brasileiras e os bairros medievais europeus, são o uso do asfalto. Enquanto nas favelas, é utilizado asfalto a rodo, na Europa eles tem preferência por piso intertravado (rua de blocos de concreto). Asfalto só é utilizado em ruas e avenidas com alto tráfego de carros.

Se o Brasil seguisse o modelo Europeu nas favelas brasileiras, elas teriam outra paisagem. Seriam até mais bonitas visualmente. Além de que melhoraria e muito a qualidade de vida da população local.

eles perguntam
3 13
elas respondem
14/12/2022 20h19
Tacar uma bomba pra destruir tudo e depois construir mansões
anônima
14/12/2022 20h45
Para mim, analisando o caso da favela da Rocinha e do Vidigal, que são as mais famosas aqui no Rio:

Considerando o potencial incrível e as vistas maravilhosas desses morros, acho que deveriam retirar os moradores e transferir para outra localidade (continuo falando sobre isso depois).
Em seguida, deveriam leiloar / vender os terrenos com as vistas paradisíacas nesses morros. Retiradas as favelas, o tráfico, a criminalidade e a pobreza destes lugares, os terrenos valeriam MILHÕES. Então, nos locais ocupados pelas favelas citadas, seriam transformados em restaurantes de luxo, hotéis 5 estrelas, mansões multimilionárias.

E com boa parte do lucro obtido nessas vendas (a especulação iria nas alturas!), investiria-se em melhores habitações para os antigos favelados, construiria habitações dignas para eles em outras localidades. Seria muito rentável e valioso.
anônima
14/12/2022 21h47
Não tem como, sempre será uma bagunça
começou errado, muito dificil conseguirem organizar
eles respondem
anônimo
14/12/2022 20h20
Demolição e reconstrução
anônimo
14/12/2022 21h23
O Governo tem dinheiro, poder e estratégia para resolver, o problema nunca foi como resolver, mas a vontade de resolver.
anônimo
14/12/2022 21h44
Tira o povo q presta dali e coloca em apartamentos em local acessível.

Chega na favela mata os bandidos e adolescentes bandidinhos mata tudo. Destroi a favela inteira e coloca uma lei q é proibido favela
anônimo
14/12/2022 21h48
Abrir grandes ruas desalojando algumas famílias e transferindo para outros lugares, colocar delegacia, fórum, hospitais e qualquer coisa que tenha a ver com o estado lá dentro e dar posse do terreno para todas as casas que estão dentro dos padrões estabelecido pela prefeitura
14/12/2022 20h31
Investimento público.
Investir em saneamento, iluminação e segurança. Mas o problema não eh só esse. As favelas existem pq as pessoas invadem áreas e constrói suas habitações de forma desordenada em lugares inapropriados.
Eu morava em uma cidadezinha de 30 mil habitates. Antes era um lugar super seguro, calmo e tranquilo. Não existia favelas. Mas as pessoas começaram a invadir várias propriedades públicas e começaram a construir desorganizadamente suas habitações, esses lugares se transformaram em favelas, extremamente perigosas. Não tem iluminação pública, nem acesso água encanada. Eh uma tristeza. A criminalidade aumentou muito na cidade.
Eh claro, o governo tem culpa pq deveria criar um programa de moradia que garantia moradias decentes para pessoas carentes. As cidades crescem sem planejamento e acontece isso
14/12/2022 20h32
Só com pressão da própria comunidade sobre políticos para que seja pautadas suas demandas.
Mas sobre as ruas, não acho necessário que sejam adaptadas para carros, os paises desenvolvidos estão tentando se livrar de carros e acho que esse movimento deve ser feito aqui tbm, a alternativa é transportes públicos eficientes, que podem cair muito bem nas favelas.
anônimo
14/12/2022 20h33
E só começar a cobrar água esgoto, energia e imposto deles que acabam as favela.
anônimo
14/12/2022 20h34
Demolir e reconstruir.

Foi mal mas é a coisa mais intuitiva a se pensar.
14/12/2022 20h41
Só tocar uma bomba
14/12/2022 21h22
Depende, eu manteria as "favelas" mais organizadinhas e investiria nelas para ter uma infraestrutura melhor, e aquelas favelas mais regaçadas que não fazem sentido algum, só demolindo e construindo um lugar mais decente no lugar.

Para mim as ruas devem ter passagem de carros e ônibus sim, imagine só o transtorno daquele povo que não pode comprar um carro ou tem que andar muito para pegar um transporte público ónibus/metro?

É claro que, se tratando de um pequeno conglomerado, não tem problema, inclusive é bem comum no Japão e funciona okay, mas um lugar grande e apertado, deve dar até nervoso andar por tantas ruas sem sentido, sem ruas bem definidas e etc... vira uma espécie de "labirinto".

Mas para mudar isso, político algum quer se comprometer. Primeiro ele teria que assumir que há favelas que são muito ruins de morar para a população, e depois que isso seria um plano de longo prazo, que exigiria grande esforço dos próximos governos e muito investimento público.

Até daria para fazer essas coisas se o governo não resolvesse gastar quase 100 bilhões em auxílios que só vai perpetuar a pobreza.
14/12/2022 21h24
Não sei.
Não li o texto,rs
anônimo
15/12/2022 01h08
É só matar esse povo e destruir tudo, muito fácil.
anônimo
15/12/2022 01h09
Não vou ler, é muito texto e estou com preguiça agora.