Recife é a primeira capital do Brasil a ter lei que proíbe a arquitetura hostil. E vc, é contra ou a favor?

elas perguntam
20 4
eles respondem
17/12/2022 00h59
Essa é a cultura do Brasil... Aqui não se tenta acabar com a pobreza... Tenta varre-la pra debaixo do tapete. A nossa sociedade não se incomoda com o fato de alguém estar sem abrigo, sem teto, ou passando fome, só não quer ver, quer que ela desapareça da vista.

Na verdade eu tenho vergonha que coisas como essas existam, que pessoas em situação de rua existam. O mínimo que uma pessoa precisa ter é teto digno e 3 refeições por dia. O Estado deve isso para nós, pois somos um dos países que mais paga imposto no mundo e tem gente passando fome e frio pra político, juízes e funcionários públicos de alto escalão terem vida boa. Isso é um crime contra o povo.
17/12/2022 00h50
Sou contra a arquitetura hostil e a favor dessa lei
Em Sampa também há movimentos como o do Padre Lancelotti que arranca obstáculos de locais onde moradores de rua geralmente dormem, e que se tornou prática do próprio poder público fazer (objetos pontudos no chão debaixo de viadutos para impedir moradores de rua de usar, etc)
Esses "pequenos gestos" da arquitetura hostil significam muito na imagetica de uma cidade que não acolhe, fria, que segrega, que não dá oportunidades, que não estende a mão
16/12/2022 22h13
É aqueles obstáculos que são colocados para evitar a aglomeração de moradores de rua. É mais uma questão social essas pessoas não tem pra onde ir então se jogam em qualquer local impactando no visual das cidades e as vezes atacando as pessoas. Elas precisam de albergues.
11/01/2023 15h55
Sou contra, mas Recife deveria cuidar mais das pessoas em situação de rua, no Recife antigo mesmo na praça 17 o que mais tem é usuários de Drogas e famílias em situação de rua. Não adianta nada ser contra esse tipo de "arquitetura" que enfeia a cidade, mas não cuidar dessas pessoas.
anônimo
11/01/2023 15h51
Gostei dessa pergunta.
Eu tinha ouvido falar na televisão. Eu sou a favor, embora eu ache que é uma solução paliativa, pois não resolve o real problema da pobreza e mendicância. O que faz é afastar a degradação das fachadas dos prédios residenciais e estabelecimentos comerciais, imagina a despesa com a limpeza da frente dos locais com permanência de moradores de rua, todo dia ficar limpando fezes, urina, restos de cigarro e garrafa de cachaça, o poder público não limpa diariamente, muitas vezes os próprios moradores que desembolsavam dinheiro pra limpeza. Infelizmente, tem que se criar obstáculos, se não tomam conta.
17/12/2022 14h06
Sim, sei o que é arquitetura hostil.
acho que se o propósito da lei é apenas para amparar os moradores de rua, acho uma coisa insuficiente e sem sentido. Porque a preocupação da arquitetura não deve ser somente os moradores de rua, mas sim toda a população da cidade (acessibilidade, infraestrutura, impactos no trânsito, etc.)
17/12/2022 00h41
Se tratando de moradores de rua, creio que uma inciativa do Estado com auxílio do setor privado ao criar albergues seria mais benéfica. Sei que já existe alguns, mas deveriam mapear melhor isso.

Falando em moradores de rua, me veio em mente um vídeo sobre o ópio nos EUA. Vou até procurar uma série para assistir. Indústria farmacêutica fez bilhões às custas de mortes de inocentes.
16/12/2022 22h10
Poderia me dar um exemplo do que é uma arquitetura hostil?
Não sei o que é,então não posso opinar
16/12/2022 22h24
Alem de feia desumana.
Tem soluções melhores.
anônimo
16/12/2022 22h15
Mais uma gambiarra política para agradar uma parcela da população. É mais fácil colocar obstáculos estáticos na cidade, para afastar os moradores de rua, do que criar um programa de integração social realmente efetivo.
16/12/2022 22h22
Deve ser uma idiotice criada pela esquerda.
anônimo
11/01/2023 14h41
Sou a favor, pobre tem mais é que se foder mesmo.
17/12/2022 00h35
Não deveria ter lei proibindo...
anônimo
16/12/2022 22h17
Contra
17/12/2022 01h11
não tava sabendo
anônimo
17/12/2022 08h03
Sou contra.
11/01/2023 14h23
Não sei o que é.
anônimo
11/01/2023 14h40
Meu ponto de vista é igual ao do @Dudamel, mas não escreveria com tanta classe.
anônimo
16/12/2022 22h15
Sou a favor, desde que não atrapalhe a circulação normal da pessoas tem sua ultilidade.
anônimo
24/09/2023 12h42
Hostil é o público aqui do site
elas respondem
anônima
16/12/2022 22h16
Sou contra ainda existir moradores de rua, já q arquitetura hostil é em sua maioria pra evitar a permanência deles.
Assisti outro dia uma reportagem no fantástico que um senhorzinho morreu desejando uma casa. O governo deveria dobrar o número de construções de moradia popular e facilitar o pagamento
Mas o pior é q o vilão de grande parte de tudo isso é o vício. Tem gente rica morando na rua, pq n tem forças pra sair disso
16/12/2022 22h32
Quando a aplicação da arquitetura hostil parte do poder público, é uma ação desumana e paliativa. Agora pensando no privado, se na porta da minha casa ou comércio agrupam-se moradores de rua para usar drogas, por exemplo, elementos da arquitetura hostil ajudariam a evitar esse aglomerado.
anônima
11/01/2023 14h10
Nem faço ideia.
16/12/2022 22h08
Então... Não sei se sou contra ou a favor!
Acho que a "delimitação" de espaços é uma forma de inibir o aumento de "moradias" ou atos obscenos.
Mas também tem o outro lado, quem quer faz!

Não consigo chegar a um fator que me posicione.
Acho feio aqueles "obstáculos".