Não era pra ser normal, mas é algo que hoje em dia é bem comum de se ver.
Nessas últimas gerações, devido à ascensão das redes sociais e da internet em geral, fazem com que muitos fiquem mais introspectivos socialmente, não desenvolvendo muitas habilidades na paquera, porque isso é igual aprender a dirigir, por mais que uns tenham facilidade e outros não, é algo que só se melhora com a prática, mas também tem que ter a percepção o suficiente pra ver se não está cometendo o mesmo erro repetidamente, porque as vezes a pessoa não percebe isso, e desanima, achando que não tem capacidade, sendo que só está faltando uma análise mais "crítica" sobre si mesmo.
A sociedade e a mídia também tem uma certa culpa, pois criam estereótipos de "beleza" e "sucesso" que está sobre o alcance de poucos mudar a curto prazo, fazendo com que muitos caras desenvolvam uma baixa auto estima por não se encaixar nisso, e aí já temos outro problema seríssimo, que é o da FALTA DE CONFIANÇA, que é o principal motivo do fracasso em alguns na paquera.
Inclusive esse é o teu problema, pelo jeito que você escreveu já deu pra perceber, você diz que é "mole" com elas, e que fica "com medo de desrespeitar".
Tenha mais pulso firme, confie mais no próprio taco, não fique pensando no que pode dar errado.
E se por acaso, der, você ainda está vivo, não está? E existem mais milhões de mulheres solteiras por aí, então não fica preocupado, e tire um pouco da pressão de cima de você.
È essa sua "moleza" com elas que fazem elas te enxergar como amigo.
Tenha mais "força emocional" , mais "presença", e não se sinta inferior, pois tudo influencia.
Nunca tivi problemas em falar com mulher, xavecar e etc, vejo esses outros caras que não conseguem , imagino que seja psicológico.