5.63K  13/04/2017 00h55

Sempre achei que meus pais me achavam inteligente, isso além de me deixar feliz me dava forças pra buscar ser mais. Só que hoje descobri que não. Vi meu pai comentando que só aprendi a ler na terceira série e que por mt tempo achou que eu nunca fosse aprender e minha mãe dizer que deveria ter me colocado em um reforço de cálculo na infância já que hoje não sou boa com números (acredito que ela diga isso por eu ter entrado em um curso superior de exatas, mas não ter gostado e desistido) pareciam que estavam falando de uma retardada. Gente, ouvir eles comentando isso me machucou de uma forma absurda. Eu acreditava mesmo que eu os dava orgulho, por ter conseguido entrar em uma universidade federal 2 vezes, por estar sempre estudando... parece que eles não tem mt noção que é concorrido e etc. E sim, isso é importante pra mim, sou feia, não tenho namorado, não tenho amigos, saber que as pessoas que mais amo não veem a única qualidade que eu achava que tinha me deu a sensação de mt fracasso

elas perguntam
3 8
eles respondem
12/04/2017 21h49
Você tem que buscar dar orgulho a você mesma, o que as pessoas pensam de você (incluindo família), não vai mudar nada.
12/04/2017 22h21
Parei no título. De orgulho a si mesma. Se seus pais tiverem orgulho de quem vc é, q bom. Não baseie suas atitudes em agradar os outros seja quem for pq vc vai se tornar uma pessoa frustrada se assim fizer. Fica a dica
anônimo
12/04/2017 22h47
Então, olha aí a uma Lista "Genérica" para dar orgulhos aos pais:
1) Honre pai e mãe / tenha educação e caráter
2) Faça uma faculdade/graduação/mestrado/doutorado (...)
3) Arranje um bom emprego / concurso etc
4) Case na igreja e constitua família rsr

Não existe regras, eu sei. Contudo, estou pra ver um pai ou mãe que não tenha orgulho de um filho nessas condições.
elas respondem
12/04/2017 21h54
Bom, primeiro de tudo: não se diminua assim.
Segundo: vc não precisa provar pra ninguém q é inteligente. Vc se acha inteligente? Vc se acha esforçada? Isso, é oq importa, pois quem vai lutar pelas suas coisas é vc mesmo, e ninguém mais!
Eu entendo q o orgulho deles é o seu incentivo, mas não tente buscar neles o orgulho q fará vc ir pra frente, não espere isso de ninguém.
É claro q eu poderia dizer à vc que seus pais te amam muito e têm mt orgulho de vc, mas infelizmente, eu não sou a pessoa mais adequada pra te dizer isso pois não tive bons exemplos na minha criação.
Mas algo eu posso te dizer: eu sou muito inteligente, e eu bem sei disso, não precisei de ninguém pra ter essa certeza.
anônima
12/04/2017 22h53
Eita! Pare de se diminuir! rs Namorado é questão de sorte e de força de vontade (quando há a possibilidade de namorar). Não é preciso ser bonita pra ter.
Sobre a questão familiar, eu já desisti de ser o orgulho dos meus pais há tempos. rs Eles nunca estão satisfeitos. Sempre que eu conquisto alguma coisa, eles reclamam que está faltando outra. rs Até meu irmão é meio chato as vezes. Na verdade, acho que meu irmão é mais enjoado que meus pais. E, a cada dia que passa, menos eu converso com ele.
Sei que isso magoa e que, teoricamente, os nossos familiares deveriam ser os primeiros a nos apoiar, mas na realidade isso nem sempre acontece e o jeito é tentar se dedicar pra construir um futuro legal e não dar muita importância pro que os outros pensam.
12/04/2017 22h15
"E sim, isso é importante pra mim, sou feia, não tenho namorado, não tenho amigos, saber que as pessoas que mais amo não veem a única qualidade que eu achava que tinha me deu a sensação de mt fracasso." Vc sou eu? rs

Penso um pouco igual e chego a ser insuportável com isso, porque de fato, ser inteligente é minha única qualidade. Meus pais nunca me diminuiram dessa forma diretamente, mas sempre que me comparavam com minha irmã, eu era a burra, que era ruim em matemática, que só queria bagunça e brincadeira. Com 12 anos virei a porra toda! Ganhei a primeira olimpíada de matemática, concurso de redação estadual, ganhei certificado de CR 9.7 no colégio. E aprendi a maior lição da minha vida: Não aceito nunca que me digam no que sou boa ou ruim. Sou eu que me supero.

Passei a ter respeito no colégio, em casa e isso me ajudou a chegar até aqui. Se Deus me permitir, quero ir mais longe.
12/04/2017 21h49
Eita, moça... Que pesado.

É sempre complicado quando o assunto envolve pais. Mas, dê-se um tempo. Vai ver que no fundo eles se orgulham sim, só não sabem como fazer as críticas de um modo que soe como se eles não se orgulhassem.

O fato de você ter demorado não significa que não tenha aprendido.

Dê-se um tempo e vá aos poucos mostrando a eles que eles devem se orgulhar. Cante cada vitória que tiver. Faça-os ver.

Mas, acima de tudo, orgulhe-se por seu próprio desempenho. Você vale muito mais do que alguns pensam, mesmo seus pais.

Um passo de cada vez, e quando perceber: Ganhou o mundo <3
anônima
12/04/2017 21h50
é quem disse que por causa disso eles te veem como fracassada? pelo contrario moça, voce esta pensando errado.
Todos tem limitações, e nós superamos elas, você superou as suas e esta estudando em uma federal, passou por duas, e olha,, não precisou de cota né?

Pode parecer estranho, mas uma pessoa que sai do negativo para superar suas deficiências, é duas vezes mais motivo de orgulho;
12/04/2017 21h50
Ouvir isso dos pais pode ser bem frustrante mesmo mas será que você não tá aumentando a situação? Talvez tenha sido uma simples conversa, eles realmente falaram que tinha desgosto de ti? Todos os pais conversam entre si sobre os filhos, é normal. Talvez você esteja um pouco fragilizada com toda essa situação de estudar, de ter mudado de curso, carência, auto estima baixa e acabou sentindo esses comentários como um sinal de desaprovação. Converse francamente com eles, acho que foi só um mal entendido hein!
12/04/2017 22h40
Inteligência não se resume a saber ler e escrever; e outra, basta você ter orgulho de si!
anônima
13/04/2017 00h55
pais são coisas legais, mas eles podem atrapalhar tbm sua vida. tem que ter um filtro pra captar as informações vindas deles, como de qualquer outra pessoa.
Basicamente a gente deixa qualquer pessoa orgulhosa de nós (seja, pai, mãe, o que for) sendo/fazendo o que essa pessoa quer.