Porque a riqueza não vem apenas da quantidade de dinheiro que uma pessoa tem, embora seja isso que a grande mídia erroneamente coloca em suas manchetes de jornais e revistas. Mas sim o valor que as pessoas dão a um determinado bem, esse bem pode ser o dinheiro ou outro qualquer.
Dinheiro é apenas uma moeda de troca, mas esse dinheiro precisa estar lastreado a algo para ter "valor real".
Poderíamos imprimir vários trilhões e sair dando 1 bilhão para cada pessoa do país, isso faria nosso país explodir de bilionários. Porém, a quantidade de bens e serviços disponíveis seriam os mesmos, portanto o valor de cada bem e serviço seria aumentado, já que haveria uma explosão de procura por tais bens e serviços, no fim das contas, o valor desses bens seria tão alto, que voltaríamos a mesma situação antes de tornar todo mundo bilionário, sacou o raciocínio?
Para tornar um país rico, é necessário que o país cresça no fator produtivo, ser exportador de bens de alto valor, um país que produz, que é credor para o mundo, é um país próspero, já um país devedor e que pouco produz, tende ir a falência ou a pobreza, como acontece no Brasil.
Muitas pessoas infelizmente não entendem isso no Brasil, o que faz com que eles caiam em armadilhas do governo como dar auxílios cada vez maiores, e benefícios incompatíveis com o fiscal.
Existe o que chamamos de sócio econômia e Inflação. Se muitas notas são imprimidas o pais trava e no fim tem que ser financiado por outros, foi o que a venezuela fez, e hoje um papel higienico lá custa equivalente a 1000 reais