O que você acha sobre essa afirmação? No Brasil vale a pena fazer um mestrado ou doutorado?

eles perguntam
3 8
elas respondem
06/01/2023 12h38
Não tenho parâmetros para opinar. Eu faria um mestrado/ doutorado por status, apenas para aumentar o ego.
06/01/2023 12h54
Mestrado tem a bolsa né
Faça se for sua vontade
06/01/2023 14h37
Se a bolsa for boa, vale sim
eles respondem
06/01/2023 12h40
Tudo aquilo que você tem interesse, vale a pena investir.
06/01/2023 12h41
Claro que vale a pena.
Mestrado e Doutorado eh pra quem quer seguir a área acadêmica, ou seja, trabalhar numa universidade.
De qualquer forma, melhor ter pós-graduação do que não ter nenhuma.
06/01/2023 13h14
No Brasil, durante a pós Graduação dificilmente vale a pena, e o valor da bolsa é baixo. Mesmo após, o mercado tem pouca incorporação de doutores por parte das indústrias, já que pouca inovação é feita nacionalmente fora das Universidades. Isso é por conta da nossa cultura nada científica, então eles precisam esperar algum concurso ou trabalhar fora da área para sobreviverem, ainda mais depois da queda brusca de investimentos na Ciência do último governo.
anônimo
06/01/2023 12h42
Um bico de doutor é meu salário inteiro
07/01/2023 15h03
Acho bem merda.
anônimo
06/01/2023 14h21
Mestrado e Doutorado são empregos que pagam ao pesquisador o valor da bolsa, como alguém assina um contrato temporário. Contar que isso lhe servirá no futuro como título é ingenuidade senão para ministrar aulas em universidade privada. Concurso público para professor universitário está muito concorrido, com as vagas só diminuindo a cada ano.
No laboratório que eu trabalhava, os mestrandos, os doutorandos e até os pós-doutorandos pesquisavam como passar em medicina.
06/01/2023 13h16
Acho que no exterior (com bolsa) valeria mais a pena.
anônimo
06/01/2023 14h22
Enfim