Pesquisa Social.

eles perguntam
4 11
elas respondem
anônima
10/01/2023 01h44
Porque, quando se é muito jovem, você tem esperança de mudar o mundo e etc. O socialismo te vende essa ideia que há um ideal a ser seguido e se seguirmos vai dar tudo certo, todo mundo vai repartir tudo e o mundo todo fica feliz, etc.

Depois de um tempo é que se nota que o mundo não vai mudar, e que seria melhor ter seguido no capitalismo, porque é o único sistema que, por mais que quase impossível, você ainda tem alguma chance, mesmo que pequena, de ascender socialmente.

Quando os jovens são ricos, aí é porque eles se sentem meio constrangidos de terem tido tudo nas mãos (porque os pais pagavam tudo pra eles), e eles querem meio que se redimir com a sociedade.
10/01/2023 03h02
pq é o certo
anônima
10/01/2023 02h41
Imaturidade e falta de senso crítico.
10/01/2023 03h01
Não, eu apoio uma sociedade como nos países de primeiro mundo.
eles respondem
10/01/2023 01h54
Porque eles tem medo de ser cancelado, e de todo mundo excluir eles dos grupos de amizade kkkkkkkkkk bando de beta
10/01/2023 01h40
Pq são burros.
anônimo
10/01/2023 03h07
Pq entendem o socialismo só como aquela ideia bonitinha de dividir, de não existência de classes sociais, todo mundo igual. É bacana e tudo mais, mas nunca deu certo em lugar nenhum no mundo. E todos que tentaram fazer disso um governo, o resultado foi milhões de mortes por fome, fora o autoritarismo.
anônimo
10/01/2023 01h21
Geralmente que pensa isso tem pais ricos que banca tudo e não sabe da valor na coisas acha o socialismo/comunismo a coisa mais linda. Mas ficaria desesperado quando descobrisse que quando o seu pai falecer a herança será do governo e não sua.
anônimo
10/01/2023 01h28
são pessoas sem futuro que queren ser sustentadas pelo governo(acham), nunca abriu a porra de um livro pra entender que isso não dá certo!
10/01/2023 01h22
Kakakakakakakakakakakka
Porque ainda não pagam contas
Quando começarem a pagar aí sim vão torcer pelo comunismo.
anônimo
10/01/2023 01h28
pq eh muito mais dahora ngm quer saber de porra dr economia
10/01/2023 01h21
São loucos.
10/01/2023 04h57
Considerando que entre 1922 e 1985 o Partido Comunista ficou apenas 2 anos na legalidade, é um milagre que ainda haja comunismo no Brasil.

Enfim. Porque é o ideal. Comunismo se baseia na cooperação de todos para o bem comum. Capitalismo é uma competição pela sobrevivência e ascensão de cada um. Solidariedade é mais nobre que egoísmo. Quando se é jovem ainda há o vigor e a inocência( para não dizer soberba) de achar que sua geração é melhor que todas as anteriores, que é capaz de mudar o mundo.

Mas a realidade é cruel. As contas, emprego, família, saúde, o cansaço do dia a dia. As pessoas mal chegam na sexta-feira com energia pra vida social, imagina pra ir pra palestra, passeata, organizar revolução. Já é pesado encaminhar a própria vida, imagina o mundo. Mais fácil tentar sobreviver aceitando como as coisas são que lutar para mudá-las para como deveriam ser.

O brasileiro têm pressa demais e paciência de menos. Olhemos a China e seus planos quinquenais. Foram 70 anos para saírem do país mais pobre do mundo para o mais rico e poderoso. E isso com o mesmo Partido, seguindo a cartilha do mao(deng deu uma desviada mas vá lá...). E eles continuam sonhando e lutando, já existem planos e metas para China: 2049.

Aqui não temos nada disso, nem organização, nem paciência, viemos de democracia pra ditadura pra democracia de novo, pra esquerda depois extrema-direita e agora esquerda de novo. Nem 30 anos desde 88 e já tem saudosista de ditadura e sem memória.

Mas o capitalismo também é sedutor. Veja essa geração mbl-ancap-primo rico-conservadora. São os pastores da prosperidade. Se você prospera, capitalismo funciona, se fracassa, a culpa é toda sua. É muito fácil cair no conto do vigário. Um fetiche de consumo alimentado por muita, mas muita propaganda. Demonizam e enfraquece a classe trabalhadora, colocando-a contra si mesma ao invés de olhar para a raiz do problema: a estrutura do sistema.
anônimo
10/01/2023 05h00
Não sei