Na teoria até que é legal mas nunca vai dar certo na prática pq pra chegar no comunismo primeiro tem que passar pelo socialismo e até hj nunca houve um regime socialista que não fosse ditatorial e violento e acho que o resultado não compensa o processo '-'
10/01/2023 10h22
Bonito no papel, não funciona na prática.
10/01/2023 11h00
Belo e moral. Os dois maiores saltos de desenvolvimentos socioeconômicos da história foram feitos por partidos comunistas: China e União Soviética.

Russia: um país com 90% da população camponesa e pobre, cujas cidades entraram no século XX sem saber o que era eletricidade. Só vieram a ter um plano de eletrificação para as cidades em 1921. Passou disso a derrotar Alemanha nazista na Segunda Guerra nos anos 40 e disputar a corrida espacial e liderança geopolítica mundial com os EUA.

China: um século sofrendo nas mãos da Inglaterra por causa da Guerra do Ópio e os acordos de naquim. Essa era é conhecida pelos chineses como século da vergonha. Em 1949 a China era o país mais populoso e o mais pobre do mundo, a expectativa de vida do chinês era 37 anos. Com a revolução comunista e o grande salto adiante, nos anos 70 já era quase 70. Hoje é o país mais poderoso e rico do mundo. E daqui a duas décadas terá erradicado a pobreza.

Até Cuba. Um país minúsculo, pobre e desde os anos 60 sofrendo embargo econômico, conseguiu liderar o IDH da america latina, zerar o analfabetismo e praticamente erradicar a mortalidade infantil por desnutrição.

É difícil o processo, passa por muita fome, pobreza, repressão, revolta popular, sabotagem(dentro do partido, internacional). O futuro não é construído da noite pro dia. O feudalismo, mercantilismo, escravidão, trabalho infantil, sistemas e formas de trabalhos ficaram para trás. O capitalismo também ficará.
anônimo
10/01/2023 11h08
Mortes do nazismo: 6 milhões
Mortes do comunismo: 110 milhões
Fim.
10/01/2023 10h24
Eh uma utopia.
Algo irrealizável
10/01/2023 10h38
Imagino uma cooperativa.
Vou ler mais sobre isso.
Sempre lembro de uma passagem bíblica em Atos 2.

A Comunhão dos Cristãos
42Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 46Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.

Acredito que a variação aí sobre isso e o comunismo é de que no último, é partilhado os meios de produção.
Não se faz algo como um voto de pobreza abrindo mão de tudo, mas, com trabalho, atinge mais pessoas.
As pessoas não precisam acumular, pois, a maioria está sendo alcançada com o que lhe é necessário para viver.
Daí meu pensamento sobre cooperativa. Vc trabalha e ganha.
Tem uma padaria assim nos EUA, que já participou de série no Netflix.
Tem a Conquista do Pão em Paris..ainda vou ler mais sobre ela..
Enfim.
Como a gente só pode achar por enquanto...eu sigo nessa linha aí.
Já que o comunismo não funciona no achismo. Isso é muito importante de se entender.
O comunismo só funciona com materialidade. Ou seja, é preciso analisar a situação atual do lugar onde ele pode ser aplicado com as ferramentas dispostas nesse lugar.
Não se faz comparativo, pois cada lugar tem sua cultura.
Logo, quem tenta delirar sobre isso, pensando em metafísica, futurismo, não está falando de comunismo.
Parece que cresce.
10/01/2023 12h33
demoníaco, assim como seus irmãos, fascismo e liberalismo, filhos da mesma mãe(Revolução Francesa)
10/01/2023 10h33
Um modelo fracassado
anônimo
10/01/2023 10h36
Anti natural
anônimo
10/01/2023 10h18
anônimo
10/01/2023 10h31
Na teoria é lindo...
*-*
10/01/2023 10h29
Não funciona.
10/01/2023 10h21
Sinceramente, não sei, a única coisa q tenho certeza é: NÃO EXISTE IDEOLOGIA POLÍTICA 100% funcional!
elas respondem
10/01/2023 10h31
Uma grande utopia. Só funciona bem no papel, mas na prática nunca vi funcionar bem.
O mais próximo do comunismo que temos são comunidades indígenas.
anônima
10/01/2023 10h22
Uma boa ideologia, só precisa de alguns ajustes. Mas com a mentalidade que as pessoas tem hoje, não daria certo.
10/01/2023 10h38
Uma completa fantasia.
anônima
11/02/2023 18h26
A galera já respondeu
11/02/2023 18h25
Sei lá
10/01/2023 12h35
Bonito na teoria, prática não funciona.
anônima
10/01/2023 10h19
Acho que