Fracassado é aquele que fica em casa coçando o saco esperando o sustento dos outros. Se a pessoa está trabalhando e ganhando dinheiro de forma honesta, não há nada de fracasso nisso.
Se ela não tentou não tem por que dizer que é fracassada, eu creio que as pessoas são diferentes, cada uma tem objetivos.
São pessoas comuns, que ou não tiveram oportunidade ou simplesmente gostam da profissão.
O pedreiro que reformou meu apto tinha prazer em ser pedreiro, em mostrar o antes depois do trabalho dele, é quase uma obra de arte. que mal tem isso? não acho ele fracassado.
Fracassado é aquele que procura o caminho mais fácil, ou seja, o mundo do crime, onde só há dois futuros: a cadeia ou o cemitério.
Em muitos casos esse trabalho braçal paga a faculdade do filho, coloca a comida pra dentro de casa, que mantém a casa simples, mas honesta.
Não, pq são atividades necessárias para a sociedade como qualquer outra, sem falar que nem todo mundo tem vocação para seguir nos estudos, assim como nem todo mundo tem vocação para construir casas.
Fracassado é vagabundo que tem saúde e não quer trabalhar, fracassado é vagabunda e vagabundo que vivem explorando e morando com os pais depois dos 21 anos.
O que muitos não admitem é que esses trabalhadores podem ser até mais espertos e ganhar mais do que os que fazem questão de dimunui-los.
Tenho como exemplo o cara que preparou o motor do meu Opala, e ele não terminou o ensino médio.
Ele adquiriu conhecimento através de contatos, no modo mais raíz possível, através do boca a boca. Reforma e restaura desde carros antigos e prepara até nos de arrancada.
Enquanto isso, tem maluco que passa anos na faculdade de engenharia para no final brincar de Excel, e esse mesmo infeliz estufa o peito e se acha o maioral.
Eu até entendo essas pessoas, pois sei que grande maioria não teve oportunidades na vida, tiveram que começar a trabalhar na infância, e assim não tiveram chances de estudar pra ter um serviço um pouco melhor. Por isso estou estudando e tentando recuperar o tempo perdido.