2.03K  27/04/2020 03h28

Estudante morta com namorado em hotel assistiu a série "13 Reasons Why", que aparentemente fala sobre suicídio. Qual sua opinião sobre o fato que aconteceu? Qual sua opinião em relação a série? E qual conclusão você tira a respeito de ligar o crime a série?

links da notícia:

Folha de S.PAULO - http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1876754-estudante-morta-com-namorado-em-hotel-assistiu-a-serie-sobre-suicidio.shtml

Agora São Paulo - http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/2017/04/1876775-jovem-encontrada-morta-assistiu-a-serie-sobre-suicidio.shtml

OPopular - http://www.opopular.com.br/editorias/cidade/estudante-morta-com-namorado-em-hotel-de-luxo-assistiu-a-série-sobre-suicídio-1.1260398

eles perguntam
14 17
elas respondem
14/06/2017 08h40
Adolescentes sem estrutura emocional pra achar na vida razão de viver e q podem ou não ter tirado a ideia da série. Mas não culpo a série, quando vc tem a "cabeça no lugar" não é pq a menininha da série se matou ou pq a Bruna Marquezine ta falando q isso ou aquilo é lindo q vc vai se dobrar ao discurso da mídia. O problema não é a série, é como está sendo a educação (familiar, emocional, mental etc etc) desses jovens, o cara não tá preparado pra enfrentar a realidade e tomar decisões de forma autonoma, ta condicionado a viver em seu mundinho e engolir, direta ou indiretamente, as decisões, opiniões e mesmo gostos apresentados por outros. Minha opinião.

Agora sobre a série, não a assisti mas já ouvi bastante sobre rs, e o q tenho a dizer é q é uma grande merda a ideia q ela passa. Pode ser q os atores sejam bons, q o diretor tenha as manhas, q o ritmo seja ótimo (não afirmo nada disso pq não assisti) MAS toda a história pelo o q entendi gira em torno de uma menina q se matou e q manda vídeos pra um carinha de q gostava explicando não só o pq mas QUEM acabou levando ela a se matar... uma menina levando ferro na mão de um monte de coleguinhas, sem "força" pra encarar seus problemas, tirando de si a culpa pelo o q ELA decidiu fazer com a vida DELA e colocando essa culpa naqueles à sua volta, inclusive pelo o q eu ouvi, no cara de qm ela gostava, o doido q recebeu as fitas rs.

Enfim, o q quero dizer é q não é q a série crie um problema, a série retrata um problema: nossos jovens sofridos e cabecinha de vento, presos em seus mundinhos, com seus probleminas e q deixam q as influências externas dominem e definam o q eles são por dentro pra depois culpar essas mesmas influências por seu sofrimento, pq são cabecinhas de vento rs. É uma série adolescente de merda q "fala sem falar" sobre a nossa juventude de merda.

É importante falar sobre bullying? É, mas não desse jeito.
20/04/2017 09h13
Eu não acredito que um filme, tenha esse poder todo de influenciar as nossas atitudes.
Isso só acontece, com pessoas que tenham problemas mentais.
Então, no caso a culpa é da doença, não da série.
Se fosse assim, a raça humana já estaria exterminada. O que mais passa na mídia é sobre violência, assassinatos e suícidios.
anônima
20/04/2017 15h33
Esse série é bem legal ,eu estou assistindo e estou gostando, mas não sei te explicar ..Ela meio que pode estar encorajando pessoas jovens a se matar ,de uma forma ou de outra mesmo que não intencional ,mostra o suicídio como algo "cool",daí junta com essa história de baleia azul e pronto é o que basta pra pessoas que estão com uma baixa auto estima, depressão ee tudo mais acabarem por fazer isso .
28/03/2020 15h03
Acabei de terminar todas as temporadas da série. Me custa acreditar que alguém se influencie por algo assim, por mais que tenha problemas.

O que acontece, é que essa nova geração teve uma vida tranquila e cheia de facilidades. Não sabem lidar com a frustração, não sabem dialogar, não sabem receber um Não.

Se é tão fácil se influenciar por algo "negativo", por que não se influenciam também por tantas coisas boas que tem por aí.
anônima
27/04/2020 03h28
Cada um assiste o que quer.
28/03/2020 14h46
A série fala como pedir ajuda, caso sinta essa vontade, a pessoa não cometeu suicídiopor causa da série
anônima
24/09/2017 07h04
Bobagem!!
anônima
20/04/2017 15h27
Eu acho que tanto 13 reasons why quanto baleia azul (duas das polêmicas do momento) Não matam ninguém! Pra mim não faz sentido apontar joguinho, série, filme..... como causas de suicídios. O problema não tá na série, filme, jogo, seja o que for. E sim na depressão, na pessoa. Pois eu acho que a pessoa que tá tentando lidar com os inúmeros problemas da vida e tá conseguindo, mesmo que aos poucos, passar pelo momento difícil não vai pensar em se matar. Somente pessoas que estão machucadas em algum grau e não procuram ajuda e/ou acham que não há solução​ pra elas são as que estão vulneráveis a qualquer coisa. Acho que baleia azul e 13 reasons why apenas evidenciam (o que sempre teve) que há mtas pessoas precisando de ajuda, pode ser seu irmão, sua colega de aula, seu vizinho... Qualquer pessoa.
20/04/2017 11h53
Não acredito que a série tenha influênciado a garota a se matar, e nem que vá influenciar ninguém. Na minha humilde opinião, a série não mostra o suicídio como uma forma fácil, e nem como a saída para os problemas, ela aborda de uma forma muito boa o bulling, o machismo, o estupro, e como as coisas que nós fazemos ou falamos para os outros podem atingi-los de uma forma tão dolorosa que ele pode chegar ao ponto de tirar a própria vida. A série tbm mostra que as pessoas que foram a rasão para a garota ter se matado tbm passavam por problemas. Acredito que quem se suicida é pq já tem transtorno psicológicos, é que apenas uma série ou filme não faça a pessoa tomar essa decisão do nada.
anônima
09/07/2018 16h49
Para quem já tem uma tendência ao suicídio (se pode ser colocado assim) ou quem tem depressão pode sim influenciar o suicídio, pois a série 'embeleza' a ação da personagem que se mata. É como se o suicídio tivesse valido a pena. É muito chocante para alguns adolescentes que são muito intensos e exagerados nos sentimentos. Não recomendo a nenhum. Acho que somente os pais poderiam assistir.
24/09/2017 18h11
Nunca assisti essa série então não posso opinar com certeza. Se for uma série que deixe CLARO os malefícios de cometer suicídio, tudo ótimo. Até porque esses jovens precisam de ajuda. Agora se não for esse o caso... Logicamente esta série encoraja o jovem a se matar.
Pois todos nós sabemos que a mídia tem uma influência enorme em nossas vidas.
Meu primo pequeno, por exemplo, quando ele começou assistir desenhos de luta, mudou completamente seu comportamento ficando agressivo, meus tios proibiram ele de assistir desenhos de luta e tcharam, o menino voltou a ficar um doce.
Não adianta... Essas coisas influenciam demais as pessoas! Até crimes influenciam outros crimes... Então é preciso de cuidado na hora de produzir uma série dessas, ainda mais para adolescentes que possuem a mente mais fraca.
28/03/2020 15h52
eu assisto filmes sobre amor e não coloco em prática, to aqui vegetando na quarentena, então vai de cada um né
anônima
06/10/2019 09h22
Estou assistindo essa série.
A princípio não acho que seja a intenção da série, mas de certa forma pode mostrar sim que o suicídio é o fim de todo um sofrimento que a pessoa esteja passando. Tanto que no início da série existe uma recomendação que pessoas que sofrem depressão/tentam suicídio não assista.
anônima
09/07/2018 10h43
Eu não assiste a primeira temporada toda dessa série, só alguns episódios, o que eu posso dizer, é que ela pode influenciar pessoas “fracas” emocionalmente, pessoas depressivas por exemplo, tem alguns episódios muito “pesado”, e se a pessoa já tiver alguma tendência a se suicidar, é melhor não ver... eu não assisti a série toda porque tenho tendência a ter picos de depressão (Deus está curando).
eles respondem
anônimo
20/04/2017 05h10
A mesma coisa que associar assassinatos ao jogo Counter Strike. Nada de estatisticamente relevante para que se associe a uma premissa.
anônimo
20/04/2017 07h07
Eles sempre querem achar um culpado. Quando não há eles arranjam esses "bodes expiatórios". Quando aquele cantor sertanejo morreu ele estava na porra de um carro a mais de 160 km/h voltando pra casa de madrugada e com sono depois do show. Mas, segundo a perícia e alegaram que talvez um dos Pneus teve problemas. Foram processar o amigo do cara que presenteou ele com um Pneu importado meses atras. Isso é de uma imbecilidade sem tamanho., o cara vai responder por homicídio "culposo". fala sério.
20/04/2017 10h47
Qualquer pessoa um pouco informada em História do Mundo já pode pular de um prédio. Não precisa assistir um seriado pra isso não.
O mundo é uma desgraça, estamos na porra do século XXI e as pessoas matam as outras por causa de troco no supermercado. Guerras acontecendo pelo mundo. A ficha da pessoa só cai assistindo um seriado? kakakakaka
Basta dá uma analisada em como as coisas estão e já pode trancar todas as janelas pra não surtar e pular.

Mas há muita mídia envolvida também.
Pessoas suicidam diariamente com ou sem séries, jogos etc.
Há sempre ondas midiáticas pra galera embarcar.
Basta ficar sem internet por um tempo pra ver que o mundo continua girando de boa sem esse alarde que as pessoas arrumam.
03/06/2019 18h31
Mente fraca... Viver não é pra fracote...
anônimo
09/07/2018 10h54
Nao tenho uma opinião formada sobre isso. Por isso prefiro ser essa metamorfose ambulante.
anônimo
24/09/2017 13h20
Eu acredito
anônimo
20/04/2017 15h40
So se mata quem é Doente mental nao é uma série que vai fazer ela se matar. Por ser uma serie que fala do assunto ela se assemelha é vai ver todos somos assim sempre buscamos o que mais parecido da gente.
anônimo
28/03/2020 15h13
Pronto, agora nego se mata porque assistiu uma série. Era só o que faltava.
anônimo
03/06/2019 18h33
E antes de assistirem séries, quais eram as causas dos suicídios? Mesma coisa para a violência, quais eram as causas antes dos vídeo games? Essas mídias estão ficando cada vez piores. "Se tudo der errado, eu viro jornalista", li essa frase numa camiseta de zoeira, mas hoje, está começando a fazer sentido.
anônimo
24/09/2017 18h36
Sim sim a culpa é da série
anônimo
20/04/2017 13h10
Eu não acredito em influência de filmes ou coisa do tipo. As pessoas nunca assumem as bobagens que fazem e dizem que a culpa é de um fato terceiro.
Pacto de morte acho que não foi, as câmeras de segurança mostraram ela dando risada na entrada do hotel.
Ninguém que vai se matar fica dando risada, a não ser um terrorista suicida.
Pra mim, ele atraiu ela pra lá e a matou, se matando depois.
Mas vamos esperar a conclusão do inquérito policial.
anônimo
14/06/2017 03h19
Chega a ser doloroso saber que a galera toda aqui acha que ''filmes/seriados(novela de jovem) não têm poder de influenciar''. Meu Deus... Vou explicar pra vocês, de modo suscinto: existe um mecanismo de espelhamento natural (cópia de atitudes) nos humanos, além das informações que ficam retidas no inconsciente. Tu pode nunca ter parado pra ouvir no youtube, ''quando eu estou aqui eu vivo esse momento lindo'', ou 'hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser...', mas tu sabe cantar, aposto. Parabéns! Você reteve informações à contra gosto, de modo subliminar e agora isso faz parte de ti. A mesma coisa ocorre com imagens, então o que dizer da combinação de ambos (som e imagem).... É muita ingenuidade. Por isso que tem gente arrancando dinheiro direta e indiretamente de vocês, de tudo quanto é jeito.
20/04/2017 11h31
eu axo q essa 13 Reasons Why e akela coisa indiota de baleia a azul eh uma pessia influencia para os adocencentes.....mas se kerem se mata q se matem...
l18
03/06/2019 17h12
Complicado.
03/06/2019 19h37
nao posso opinar
anônimo
24/09/2017 13h35
Pessoas com cabeça fraca a série só é um gatilho, eles poderiam se matar influênciados por outra coisa também.
anônimo
20/04/2017 11h38
duas possibilidades

Ou eles fizeram um pacto de morte ou o cara matou ela e se matou em seguida ou vice e versa...