Primeiro damo.
anônima
14/01/2023 19h48
Logicamente seria Primeiro-cavalheiro porém é um termo derivado.
Como logicamente mulheres ( na maioria das nobrezas) não passam título, segue nessa derivação .
Mulheres não "passam prestígio ".
Esposa do embaixador é entitulada embaixatriz, a esposa de um cônsul é consulesa porém os maridos de diplomatas de alto escalão, são apenas o marido delas.
eles respondem
anônimo
14/01/2023 18h58
Um dia a gente vai eleger o Eduardo Leite como presidente só pra descobrir isso.
14/01/2023 19h44
Se dama é para as mulheres, para os homens é cavalheiro. Então se a esposa do presidente é a primeira-dama, o marido da presidente é o primeiro-cavalheiro.