Já parou para pensar como a Bíblia foi formada? Quem decidiu quais livros iriam compor a Bíblia sagrada?

O Concílio de Niceia foi celebrado em 325. Historiadores apontam que nessa reunião os bispos decidiram quais são os evangelhos que deviam fazer parte da Bíblia.

Posteriormente, na época de Lutero (por volta do século XVI) houve um novo concílio e com isso passou-se a diferenciar a Bíblia protestante da Bíblia católica, sendo que a Bíblia católica tem 7 livros a mais que a protestante.

Existe um dogma de que a Bíblia é a verdade absoluta de Deus, mas depois de conhecer a história de como a Bíblia foi formada, me parece que a Bíblia é um livro escolhido a dedo pelos homens e não por Deus.

Obs: dizem que existem vários livros apócrifos que não foram escolhidos para estar na Bíblia e narram melhor a história de Jesus.

eles perguntam
5 11
elas respondem
anônima
15/01/2023 12h29
é difícil pensar que um ser que aparentemente diz para amarmos todos igualmente, mas a bíblia (que obviamente discorda disso) seja uma verdade absoluta, é contraditório, pra mim a bíblia é a vontade das pessoas
anônima
15/01/2023 12h14
Deus não existe, portanto não acredito q bíblia seja verdade absoluta de nada ou ninguém
15/01/2023 14h53
Devem ter omitido muita coisa
15/01/2023 12h25
Pouco me importa, palavras que um diz aqui e ali são apenas isso, palavras e falar até papagaio fala.

Eu creio 100% em cada letra desse livro, e até o próprio Deus vir e me dizer que nem tudo que está ali é verdade, eu continuarei acreditando, então sim, a Bíblia sagrada é a verdade absoluta de Deus.
eles respondem
15/01/2023 14h51
A Bíblia não foi escrita por Deus e sim por homens, isso é um fato indiscutível.
Deus é a inspiração para os escritores do livro sagrado.
A eleição do cânon também é uma decisão humana, concordo, mas não significa necessariamente que ela não contenha a verdade de Deus para que o ser humano aprenda. Toda escritura foi feita para ser examinada. A Bíblia, sozinha, sem a intervenção espiritual pelo próprio Deus, não vai ensinar toda a verdade ao homem que lê-la, porque a revelação é o próprio Deus quem dá, mesmo que seja pelo uso da escritura.
15/01/2023 15h26
Houve mais concílios antes desses aí.
Leia um livro chamado
A história ilustrada do cristianismo
Vai ver como as coisas foram se formando ao longo do tempo.

Mas, pior que isso, são as cópias feitas pelos crentes de outras estórias contadas a mais tempo.
Por exemplo a epopéia de gilgamesh.

Quem acredita que bíblia é verdade absoluta, normalmente não conhece a história dela.
15/01/2023 15h28
É um compilado de estorietas contadas em forma de alegoria escrita por homens
Nada muito mais que isso
anônimo
15/01/2023 12h33
Um livro muito bom!
Ruim é o pessoal que segue a bíblia ao pé da letra ;-;
15/01/2023 16h38
A Bíblia passa por um período que provavelmente não existia escrita, Abraão, Jacó, Noé, a escrita começou no Egito é Moisés foi quem escreveu os primeiros 5 livros da Bíblia e depois dele outras pessoas movidas pelo espírito santo de Deus foram inspiradas a continuar escrevendo. Na palavra de Deus sempre instruiu os reis de Israel a fazer a sua própria cópia da Lei. Deuteronômio 17:18. Quando chegamos a época de Jesus alguns apóstolos TB escreveu Mateus, João, Paulo e Pedro, os outros q escreveram eram colaboradores da pregação ensinada por Jesus Marcos, Lucas, Timóteo.
O importante é oq aconteceu depois quando Jerusalém caiu os romanos devem ter ficado com alguns registros bíblicos não sei se ficou com tudo, mas talvez tinha outras cópias. Os Romanos eram politeísta, os judeus e os cristãos era monoteísta. Essa coisa de inferno é influência de Roma! De ensino de Maria e os apóstolos de santos, e oração pra estátua é tudo deles. Esses outros 7 livros é invenção deles do politeísmo, se a Bíblia fala tanto no judaísmo como no cristianismo q só tem um Deus Todo Poderoso e q a oração é feita a Ele.
Então pq Roma não fazem? Pq é um desvio de crença, eles celebrava nascimento do deus sol e Janus depois falaram que Jesus nasceu 25 de dezembro pra encoberta o paganismo deles.
A Bíblia fala não adultere a palavra inspirada por Deus nem a diminuam.
A palavra do nosso Deus permanece para sempre Isaías 40:8.
15/01/2023 17h10
Pra mim a biblia é apenas um livro escrito com os relatos historicos das coisas que aconteceram naquela época
anônimo
15/01/2023 17h13
Unica coisa que vale são os ensinamentos de Jesus, o resto pode tacar fogo!
Jesus não tinha religião, nunca fundou nada e quem matou ele foram os religiosos.
15/01/2023 12h17
A biblbia passou por muitas mãos até ser formada. Sofreu várias alterações tanto na tradução das escrituras quanto da própria vontade da igreja que imperava ao lado de roma. O cristianismo essencial se perdeu no tempo. Enfim, acredito que que o erro das religiões é acreditar cegamente em tudo inclusive no velho testamento onde só tem bobagem. Eu prefiro ter uma perpectiva da biblia do que tem lógica com a moral, a empatia, o amor ao proximo.
anônimo
15/01/2023 12h13
Só mais um motivo que me leva a ser ateu, se vcs não podem confiar 100% nem no livro sagrado de vcs quem dera em outras coisas '-'
anônimo
15/01/2023 12h15
Não vou ver nada. Religião é lixo.
15/01/2023 12h30
Pensando assim, podemos anular TODOS os registros históricos com a ideia de que todos podem ter sido adulterados. Quem garante que o livro de história condiz com o que foi de fato no passado? Todas as informações que passam pela mão dos homens estão sujeitas a desinformação, isso é um fato.

Cabe a você julgar o que pode ou não acreditar. A ideia central da bíblia é preservada, que existiu um Cristo que morreu por nós e que devemos amar a Deus e as outras pessoas, pronto. As demais coisas, você vai lendo e julgando conforme a sua consciência.