Pq o metrô foi feito para melhorar a mobilidade urbana, o local que ele ocuparia na superfície serie desperdício, se considerar que o local poderia ser usado para construção de prédios que geram empregos e moradias.
anônima
16/01/2023 10h40
Nunca parei pra pensar nisso
anônima
16/01/2023 11h51
Pode até ser mais caro, mas a longo prazo compensa. E podem cobrar o valor investido na tarifa a longo prazo. Sistemas elevados ocupam uma territorialidade maior. Muitas cidades já se expandiram tanto que não têm território para a implantação de um sistema elevado de metrô. Gera muita desapropriação, o que é um problema também
eles respondem
16/01/2023 11h58
Se vc colocar no custo as desapropriacoes que tem de fazer para fazer o metro chegar em áreas densas e valorizadas, vai ver que o custo de fazer subterrâneo é menor. Isso sem falar da possibilidade de ter que por abaixo prédios históricos.
anônimo
16/01/2023 12h02
Na superfície tem obstáculo físicos, não é tão simples