Claro que beleza é relativa, o que adianta uma pessoa bonita mas arrogante, nojenta, chata, sem luz, tem uma nuvem em cima da cabeça e antipática??? Ela se torna uma pessoa horrivel acaba dando até raiva de conviver com uma praga assim., faz até mal.
Agora a pessoa pode não ser tão bonita, ser media para feia até, mas é simpática, atraente, sexy (sim é possivel) querida, tem, carisma, tem empatia pelos outros, acaba se transformando numa pessoa bonita, com luz, energia positiva.
Mais ou menos. Acho sim que beleza é relativa, afinal não há ninguém no mundo que 100% das pessoas vão considerar bonito, sempre tem a parcela que vai achar a pessoa feia. Mas é normal ter um consenso, uma linha que a maioria das pessoas vêem e consideram que é bonito.
Não é bem assim.
Quando falando que alguém pode realmente ficar mais bonito mudando um penteado e fazendo um tratamento ou mesmo cuidando do corpo, estamos dizendo que sim existe um padrão mínimo para considerar algo belo.
Algo realmente feio, seria uma deformação (falta dos dentes, uma cicatriz, etc).
Uma boa analogia é: carro cheio de buracos, amassado e com ferrugem e pintura caindo, é definitivamente algo esteticamente feio.
Agora o design é algo que uns gostam assim outros assado...pois depende muito da pessoa e da história de vida dela.