Porque fica mais caro o financiamento da produção, desaquecendo a economia e diminuído a demanda, mas esse remédio é partindo da ideia que a inflação vem da demanda e não dá oferta, como é nossa situação atual.
Explicar de forma simples não é fácil. Mas pense no seguinte, a economia perfeita, funciona com o equilíbrio, entre produtos e dinheiro circulando. O dinheiro em circulação, quem libera é o banco central, através da casa da moeda, esse dinheiro é liberado aos bancos e ao próprio governo, que por sua vez pegam emprestado ao banco central e repassam as pessoas, empresas e organizações.
E ai é que entra o mecanismo da inflação, muito dinheiro jogado numa economia, mantendo os mesmos produtos, a inflação sobe. Então o BC aciona o mecanismo de "enxugar" o dinheiro do mercado, obrigando os bancos a depositarem compulsóriamente um valor no banco central, através da taxa de juros, esse efeito, retira dinheiro de circulação, menos dinheiro, menos compra, menos inflação. Porém quando compra menos, produz menos, e assim a economia desacelera e não cresce.
Isso acontecia muito na época dos chamados milagres econômicos, onde a inflação chegava a (pasmem) 3.750%. Ja passei dis 30 anos, e peguei digamos um pedacinho disso, com 5 anos eu comprava 6 balas com uma nota de 5.000 cruzeiros.
A grande sacada do plano real foi limitar essa "gastança" desenfreada dos governos em imprimir dinheiro a torto e a direita. Impondo um ajuste fiscal do governo