A educação escolar é diferente da educação familiar. Não podemos jogar a responsabilidade dos pais para os nossos professores!
Tem muita gente por aí transando sem camisinha, ainda bate no peito para dizer: "o filho é meu, crio como eu quiser", colocando filho no mundo e querendo que a escola eduque, escola não é depósito de crianças.
São os pais que devem ensinar os valores, os comportamentos, os limites. Ano passado eu ouvi uma mãe dizendo ao filho: Quando chegar em casa você vai dormir, porque eu vou transar.
Olha o tipo de pessoas que estão criando as nossas crianças. É lamentável.
Educação vem primeiro de casa, considerando a socialização primária da criança. O processo educativo pode se estender para outras instituições ao longo da socialização secundária da criança (como igreja, locais públicos, escola)
Já a escolarização é o principal papel da escola, embora, como eu falei, a educação também atue dentro dos muros da escola (principal pela disposição dos corpos em sala de aula e o comportamento moral adequado com colegas e professores)
Há uma diferença terminológica entre a palavra educação e escolarização.
A educação envolve aprendizado das práticas sociais adequadas em uma determinada sociedade, desenvolvimento de códigos e normas socialmente aceitos.
A escolarização é submeter a criança a um processo de aprendizagem (ou ensino-aprendizagem, processo que envolve interações comportamentais entre professores e alunos). Para que esse processo seja feito de maneira adequada, a criança já deve ter passado pelo processo de educação no núcleo familiar, durante os anos de socialização primária. O processo de educação pode ser dado continuidade na escola. Afinal, em qualquer instituição, não só de ensino, precisamos saber os códigos e normas corretos para aquele determinado lugar