Sim, são os maiores fatores para a violência no Brasil.
A crimilidade violenta tem origem no aprofundamento das desigualdades sociais
A complexidade territorial do Brasil e as condições materiais efetivas da população sao muitas vezes ignoradas.
As pessoas que vivem em condições de vida adversas, que não tem o que comer, que não conseguem se estabelecer na sociedade, podem ver na criminalidade-violência um meio de sobrevivência. Mesmo que isso signifique um encurtamento da perspectiva de vida desse indivíduo.
As noções do que é moralmente correto na sociedade podem se esvaziar nesse indivíduo marginalizado, fazendo com que pratique atos de violência contra outros civis.
O capitalismo têm levado à militarização do cotidiano - com isso, quero dizer que quem tem recursos, se protegem dos marginalizados através de carros blindados e isolamento em condomínios fechados. As cidades estão cada vez mais dominadas pelo medo da criminalidade violenta.
As pessoas que têm recursos, preferem se isolar em uma territorialidade segura. Mas o problema da desigualdade social nunca é resolvido. O discurso do mérito é sempre empregado, desconsiderando que diferentes largadas no processo de escolarização resultam em diferentes possibilidades de ascensão social (sim, há excessões, mas excessao não é regra)