Sim, são os maiores fatores para a violência no Brasil.
A crimilidade violenta tem origem no aprofundamento das desigualdades sociais

A complexidade territorial do Brasil e as condições materiais efetivas da população sao muitas vezes ignoradas.

As pessoas que vivem em condições de vida adversas, que não tem o que comer, que não conseguem se estabelecer na sociedade, podem ver na criminalidade-violência um meio de sobrevivência. Mesmo que isso signifique um encurtamento da perspectiva de vida desse indivíduo.

As noções do que é moralmente correto na sociedade podem se esvaziar nesse indivíduo marginalizado, fazendo com que pratique atos de violência contra outros civis.

O capitalismo têm levado à militarização do cotidiano - com isso, quero dizer que quem tem recursos, se protegem dos marginalizados através de carros blindados e isolamento em condomínios fechados. As cidades estão cada vez mais dominadas pelo medo da criminalidade violenta.

As pessoas que têm recursos, preferem se isolar em uma territorialidade segura. Mas o problema da desigualdade social nunca é resolvido. O discurso do mérito é sempre empregado, desconsiderando que diferentes largadas no processo de escolarização resultam em diferentes possibilidades de ascensão social (sim, há excessões, mas excessao não é regra)
anônima
21/01/2023 12h07
Não.
anônima
21/01/2023 13h51
Sim.
eles respondem
anônimo
21/01/2023 13h02
Sim.
21/01/2023 11h31
Não... É a impunidade, leis frouxas...
21/01/2023 11h34
Sim!
A desigualdade social é o maior problema da nossa sociedade, isso não são minhas palavras, mas de quem se dedica a estudar com profundidade o assunto.

Poucos vão concordar, uma vez que a sociedade que vivemos se informar mais por WhatsApp do que por estudos.
21/01/2023 11h35
Começa pelo capitalismo. 3 séculos de escravidão e marginalização de grande parte da população. Pobreza e desigualdade não caíram do céu. Não são a origem do problema e sim consequência, frutos da nossa colonização.
anônimo
21/01/2023 13h35
Isso é óbvio.

Na real toda a América Latina sofre com isso.
21/01/2023 11h26
Claro que Não ,
21/01/2023 13h00
Pobreza e desigualdade certamente ajudam, mas ainda existe também a questão emocional, de como os cidadãos estão se desenvolvendo ao decorrer da vida.
21/01/2023 13h03
Pelo que estudei até hj, entre todos os fatores acho sim, esses são os de maior relevância
anônimo
21/01/2023 14h05
Óbvio
anônimo
21/01/2023 13h06
Não .A falta de educação cria indivíduos violentos .Se a falta de dinheiro fosse a desculpa para ser um agressor . Então me diga Suzanne Richthofen vem de uma família podre de rico
.
anônimo
21/01/2023 14h11
Violência é falta de caráter.