Para um país subdesenvolvido, sim, a carga tributária brasileira é bem alta e o pior, desigual.
O Brasil é um dos piores (talvez o pior) países do mundo na questão tributária.
Isso porque não é apenas a questão da carga em si que é alta para um país sub, mas também porque ela é bem complexa, extensa, e muito burocrática. Algumas empresas sofrem e pagam caro apenas para se manter em dia com a receita. No Brasil é sofrível até mesmo para pagar o imposto.
Sem contar que o sistema tributário brasileiro é injusto e desigual, ele é regressivo em sua essência, cobrando proporcionalmente mais das camadas mais baixas da sociedade e menos das camadas mais altas, na contramão do que ocorre em países desenvolvidos como o Canadá, EUA, Inglaterra, e etc...
O sistema tributário brasileiro é focado no consumo, onde prejudica as famílias mais pobres, as famílias mais abastadas não sofrem com isso. Em países desenvolvidos, o sistema tributário é focado principalmente na renda, seguido pelo patrimônio, onde vai pegar a galera mais endinheirada.
O pobre sim pode reclamar da carga tributária brasileira, a classe média também pode dar uma choradinha, mas as famílias mais endinheiradas não tem do que reclamar, vai morar nos EUA para tu ver, o imposto de renda lá chega aos seus 40%.
Falando de forma geral, o Brasil não cobra tanto imposto assim, se desconsiderar o fato de ainda sermos um país sub, mas há muitos outros países que cobram mais impostos. O grande problema é que o Brasil cobra imposto de país desenvolvido não sendo desenvolvido, isso sem dúvida é o que mais pesa, pois você sabe que isso é culpa da ineficiência e corrupção do estado, fora os privilégios do setor público.
O país tem uma carga tributária alta, mas não entrega uma saúde de qualidade, não existe escolas públicas de qualidade que ofereçam ensino integral e prático como ocorre em países desenvolvidos, a segurança é péssima, você não consegue sair de casa por causa da alta criminalidade, enfim, é foda.
Considerando que imposto aqui é a serviço da dívida. Brasil arrecada muito menos do que precisaria no mínimo para ter um projeto decente de desenvolvimento.
A exemplo, Dinamarca. Lá a carga tributária é quase 50% do PIB. Povo paga rindo, porque tem bom retorno. O problema então não é o imposto em si.