A polícia civil é responsável pela investigação de crimes e pela proteção da ordem pública em áreas urbanas. Eles são geralmente encarregados de investigar crimes comuns, como assassinato, roubo, tráfico de drogas e violência doméstica. A polícia civil também é responsável por proteger o patrimônio público e privado, e geralmente tem autoridade para prender suspeitos de crimes.
A polícia militar, por outro lado, é responsável pela segurança e defesa do Estado. Eles são geralmente encarregados de lidar com questões de segurança pública, como rebeliões, manifestações, e outros incidentes que possam ameaçar a segurança do Estado. A polícia militar também é responsável por proteger o patrimônio público e privado, e geralmente tem autoridade para prender suspeitos de crimes.
Em alguns países, a polícia civil e a polícia militar trabalham juntas, mas em outros, as duas instituições são completamente separadas. Depende do sistema de segurança pública de cada país. Fonte: ChatGPT
O ideal seria ter um plano de carreira como ocorre em alguns países, uma polícia integral.
Um policial no começo de carreira seria apenas um guarda, que iria sair as ruas para manter a ordem, posteriormente, oferecendo bons serviços, ele subiria de cargo para detetive, delegado e assim por diante.
Eu acho que a polícia devia ser uma coisa só, separando apenas a polícia municipal, estadual e federal.