Sim! Um menino de 14 anos, já namora e já sabe o que é matar e roubar.
E colocar a culpa na infraestrutura do país é dar álibe para que qualquer um possa cometer algum crime.
As pessoas tem que ter consciência, que a educação vem de berço. Conheço várias famílias de lugares carentes que poderia ser um alvo maior para o crime, onde mães tiveram N filhos, e NENHUM, se enveredou para o crime. Tornaram-se trabalhadores e pais de família.
Estamos falando de um país como o Brasil.
É claro que países mais pobres tendem a ser mais violentos. Entretanto, por precário que seja, ainda temos escolas, e uma infraeatrutura parca que seja.
Não podemos fazer a sociedade pagar por crimes que ela não teve culpa. Não diretamente. Devemos respeitar a sociedade, por pior que ela seja.Na minha concepção, o dolo deve ser sempre analisado pela intenção do agente.
Uma vida pueril, é achar que devemos destruir a sociedade para que obtenhamos direitos dela, está cheio de pessoas que pensam assim! Não estão preparadas para receber o peso da condição humana e civil.
Enquanto tivernos essa mentalidade de PROTEGER O CRIME, nunca teremos uma sociedade melhor.
O Crime deve ser combatido, primeiro combatendo o criminoso. Ele teve 2 opcões, permanecer na sociedade ou encarar o lixo da vida sub-humana, pois tirar a liberdade de alguém, já é dimibuir sua dignidade.
Não se deve esperar o menor infrator cometer o crime para convidá-lo à uma conversa parsimônica do pq cometeu. E pena deve repreender antes que possa comete-lo, e a medida que descumprida, deve pagar ao rigor da lei.
Sabemos que com 14 anos, pré-adolescentes já sabem o que é lícito ou o que não é, afinal certos pensamentos já estão arraigados desde que nascemos. Sabemos que matar é algo errado, tão cedo na vida, seja por informação, por religião ou por intuição.
votei em Sim