Certeza que sim.
Demorou né ?
votei em Sim
26/04/2017 00h03
O problema é muito mais estrutural. A questão não é esse adolescente que mata, mas sim a família desestruturada, a falta de emprego, a falta de moradia decente, o não acesso a privilégios. Reduzir a maioridade só iria lotar os presídios e como bem sabemos, o sistema carcerário br não busca a ressocialização, apenas a punição e eu sou totalmente contra esta. Ademais, caso reduza a maioridade penal esta nova condição só iria existir para pobres e negros. O adolescente da zona sul que comete crimes continuaria sendo o filhinho de papai que é, indo ao colégio particular, comendo bem, tendo plano de saúde etc
votei em Não
26/04/2017 00h06
Sim! Um menino de 14 anos, já namora e já sabe o que é matar e roubar.
E colocar a culpa na infraestrutura do país é dar álibe para que qualquer um possa cometer algum crime.
As pessoas tem que ter consciência, que a educação vem de berço. Conheço várias famílias de lugares carentes que poderia ser um alvo maior para o crime, onde mães tiveram N filhos, e NENHUM, se enveredou para o crime. Tornaram-se trabalhadores e pais de família.
Estamos falando de um país como o Brasil.
É claro que países mais pobres tendem a ser mais violentos. Entretanto, por precário que seja, ainda temos escolas, e uma infraeatrutura parca que seja.
Não podemos fazer a sociedade pagar por crimes que ela não teve culpa. Não diretamente. Devemos respeitar a sociedade, por pior que ela seja.Na minha concepção, o dolo deve ser sempre analisado pela intenção do agente.
Uma vida pueril, é achar que devemos destruir a sociedade para que obtenhamos direitos dela, está cheio de pessoas que pensam assim! Não estão preparadas para receber o peso da condição humana e civil.
Enquanto tivernos essa mentalidade de PROTEGER O CRIME, nunca teremos uma sociedade melhor.
O Crime deve ser combatido, primeiro combatendo o criminoso. Ele teve 2 opcões, permanecer na sociedade ou encarar o lixo da vida sub-humana, pois tirar a liberdade de alguém, já é dimibuir sua dignidade.
Não se deve esperar o menor infrator cometer o crime para convidá-lo à uma conversa parsimônica do pq cometeu. E pena deve repreender antes que possa comete-lo, e a medida que descumprida, deve pagar ao rigor da lei.
Sabemos que com 14 anos, pré-adolescentes já sabem o que é lícito ou o que não é, afinal certos pensamentos já estão arraigados desde que nascemos. Sabemos que matar é algo errado, tão cedo na vida, seja por informação, por religião ou por intuição.
votei em Sim
25/04/2017 22h59
Na realidade, já teria que ter reduzido faz um bom tempo, porque quando não se pune de uma forma mais drástica só te faz entender que isso é correto.

Tem crianças e adolescentes que não são anjos e temos vários exemplos de vários casos que aconteceram de pessoas que morreram na mão da minoria desses, ele vai crescer e ter uma vidinha de merda mas vai, e quem ele matou? só no cemitério.

Não vou dizer que são assim pela sua própria natureza mas tem muito a ver com o contexto em que vivem.

Resumindo: a delinquência precisa de punição e tem que ser, ao meu ver, aplicada desde cedo porque ainda assim alguns você consegue corrigir. É um tema muito delicado porque teria que mexer em muita coisa, começando pelos adultos que estão por trás disso.
votei em Sim
26/04/2017 02h13
Tipo de assunto pra dar ibope e porradeiro zzzZzzz...
25/04/2017 22h51
Não.

Edit: Vou colar aqui minha resposta de alguns meses sobre pena de morte e maioridade penal:

"Não se defende o infrator , defende se o ser humano. Do jeito q você fala é como se estivessem eliminando o crime cometido pelo adolescente, mas não é esse o caso.

Primeiro, não diminuem a maioridade penal pq o sistema carcerario não suportaria o volume. Depois pq esses menores infratores, em sua maioria, são pessoas sem acesso a educação de qualidade, sem alimentação de qualidade etc. Justifica o crime? Não, mas eles são frutos da nossa sociedade, é difícil criar um criminoso para depois punilo...

Quanto à punição para esses menores, ela existe. Dependendo do crime eles são colocados em "privação de liberdade" (prisão pra adolescente, tem cela e tudo). Mas as instituições próprias para isso não existem em quantidade suficiente nem em todas as regiões... logo muitos dos infratores ficam sem punição. E quando recebem, a justiça considera adolescente dos 12 aos 18 anos... geralmente ficam todos misturados... "escola do crime mirim" -_-

O Brasil é fudido do início ao fim. Eu sei que é uma desgraça ter que aguentar, ontem o ônibus em q eu estava foi assaltado por dois menores armados... é uma porra e dá ódio mesmo. Mas não é uma questão simples...

Talvez se tivessemos uma estrutura social mais organizada, educação de qualidade, um sistema prisional realmente efetivo, avaliações mais complexas do sujeito infrator (social, psicológica etc) e um judiciário especializado e sem corrupção poderiamos nos dar ao luxo de ter o direito de escolher quem morre e quem vive.

É o que eu acredito".
votei em Não
25/04/2017 22h39
Super a favor.
Redução para 14 anos pra mim estaria ótimo.
votei em Sim
25/04/2017 22h44
Dependendo do crime sim!
Nao adianta colocar um moleke de 16 anos que estava vendendo maconha numa cela com um outro preso que cometeu assassinatos, trafico por anos.... Cadeia vai virar universidade da bandidagem.
Se a pessoa for jovem e nao ter cometido assassinato ainda da pra recuperar.
anônima
26/04/2017 02h34
De que vai adiantar diminuir a maioridade se temos os seguintes problemas estruturais no Brasil:

1) problemas de infraestrutura, falta de preparo, pessoal e material, o que contribui tanto para a demora das investigações quanto na não solução de casos.

2) os casos que se descobre autoria e viram um processo penal, grande maioria prescreve pela lentidão do poder judiciário e inúmeras possibilidades de recurso. Isso significa que o Estado perde o direito de punir. Sim, existem prazos e somente racismo e ações de grupos armados são imprescritíveis.

3) lotação de presídios e falta de uma cultura efetiva de resssocialização, o que aumenta a chance de ocorrer novos crimes e também contribui para a não cicatrização da ruptura social.

4) temos muita lei e pouca efetivação. Somos um dos países com mais tipificações penais no mundo e tem gente querendo criar mais crimes e endurecer penas.
Ainda, de que adiante endurecer penas se continuarmos com o mesmo sistema de progressão de pena, com o mesmo processo penal e mesma sangria do poder judiciário?
votei em Não
eles respondem
anônimo
25/04/2017 22h49
Sou a favor em casos de crimes hediondos e dolosos contra a vida.
Aí, a maioridade deveria descer aos 14 anos.
votei em Depende
25/04/2017 23h01
O mais engraçado é que um jovem de 16 já pode ter conta em banco, trabalhar, pode transar, pode sair para rolezinho de noite, e até escolher o próximo presidente do país, o que é uma das maiores responsabilidades na vida de um cidadão. Mas o mesmo não pode dirigir e ir pra cadeia como um adulto? quer dizer, matar, roubar, estuprar, e etc.. como um adulto consegue fazer, né? mas pagar como um adulto na cadeia não? muita hipocrisia. Só não acho que isso deve se estender até a fumar e beber bebidas. Aliás, beber e fumar só devia ser permitido após os 21 como é o caso de alguns estados norteamericanos. Mas não porque eles não tem capacidade de entender, mas apenas um 'protesto' contra o vicio de drogas e bebidas que só prejudica o ser humano. Eu gosto de beber, mas para beber tem que ter muita moderação e amadurecimento, coisas que esses jovens não andam tendo, basta só olhar o tanto de vidas que perdemos graças a bebedeira no transito.
votei em Sim
anônimo
25/04/2017 22h40
Com certeza.
votei em Sim
anônimo
25/04/2017 23h05
Tanto faz ja posso ser preso msm então to poco me lixando e outra so vai pra prisão quem fizer merda.
votei em Sim
26/04/2017 00h24
Desde que todo jovem tenha acesso a educação, trabalho,lazer, cultura, esporte e saúde, ok.
votei em Não
anônimo
25/04/2017 23h11
De que adianta, se no Brasil todas as leis só fodem com o pobre necessitado? Isso não ia melhorar porra nenhuma. Tem coisas bem melhores pra mudar, começando pela educação.
votei em Não
25/04/2017 22h43
Obs. Estou perguntando para levar esses dados para a sala em que dou aula. Vamos debater tal questão.

APESAR DE EU SER CONTRA, VOU APENAS MEDIAR O DEBATE. Promover aos alunos a capacidade de argumentar COM RESPEITO.
votei em Sim
25/04/2017 22h38
Sou a favor. Tem que reduzir a maioridade penal. Passar pra 25 anos.