O piano.
Você pode aprender de duas maneiras: aprendendo a ler a partitura, ou por repetição.
A maioria das pessoas escolhe a 1* opção. No piano você precisa ler duas claves simultaneamente: a clave de sol, que você irá usar mais para as notas agudas, e a de fá, para as notas mais graves.

No violão apenas se usa cifras. Claro que deve ter a sua dificuldade, mas com certeza é um instrumento mais simples.
23/01/2023 13h49
Piano.
É o instrumento mais completo. Quem toca piano, praticamente toca qualquer instrumento.

Mas escolha por prazer, não por facilidades.
23/01/2023 13h52
Acho que piano, sem contar que deve ser caro pra chuchu conseguir um bom. E, fora que você precisa de espaço para enfiar aquele trambolho dentro de casa.
23/01/2023 18h34
Nunca aprendi, mas creio que piano. Os movimentos com o dedo parecem requerer precisão e agilidade
eles respondem
23/01/2023 13h45
Aprender piano é mudar seus hábitos de vida para sempre. Não é simplesmente apertar teclas a fio por horas e achar que está progredindo, seguindo métodos contra-intuitivos.
Você tem que aprender psicologia da aprendizagem, teoria da memória, acústica, gravidade (tocar com o peso dos braços fará com que você faça sons mais altos por exemplo), biomecânica e etc.
Então sim, violão é mais fácil.
anônimo
23/01/2023 13h43
Acho que piano
23/01/2023 13h44
Eu acho piano, porque precisa saber clave de G e F uma em cada mão, achei meio difícil comparado com violão, guitarra e baixo....
23/01/2023 13h56
Piano sem dúvidas.
23/01/2023 21h47
Acho que violão, porque envolve criar calo nos dedos
23/01/2023 21h49
Piano,eu acho
anônimo
23/01/2023 21h50
Violão é mais difícil.
27/01/2023 22h30
Piano deve ser mais difícil, a Thay citou os motivos.