"43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos".

Interessante que os que se declaram branco tem diminuído, para efeito de comparação no último senso 2010 era de 47%

eles perguntam
6 8
elas respondem
anônima
28/01/2023 12h23
Deveras interessante.

As pessoas pardas tão se tocando que na vdd não são brancas, tem mt gente que não gosta de ser pardo e tem vergonha de ser preto, por isso um número tão baixo de pretos.
anônima
28/01/2023 11h04
Ele se declaram como brancos porque não sabem o que é pardo e alguns fica na ignorância de falar que pardos não existem
anônima
28/01/2023 12h13
Ninguém se importa
28/01/2023 13h06
O povo está mais esclarecido com relação à cores e etnias. Isso é bom.
28/01/2023 15h50
O advento tecnológico tem contribuído para a difusão da identidade étnica, tem dado voz e espaço para pessoas de diferentes etnias. Isso tem influenciado o comportamento populacional.

Vou contar uma experiência pessoal...

Eu alisava meu cabelo desde a infância, porque um cabelo como o meu era mal visto anos atrás. Não era só por isso, mães de meninas com os cabelos crespos e cacheados não sabiam cuidar dos mesmos, e não existiam produtos adequados para nossos tipos de cabelo.

Esse cenário foi mudando, cada vez mais as mulheres e homens pretos foram assumindo suas identidades e isso gerou uma corrente do bem, um foi se inspirando no outro. Foi o que aconteceu comigo, eu não aguentava mais ser refém da química desde os meus 7, 8 anos de idade, e tomei coragem por causa dessas pessoas. E então, em 2015, decidi finalmente passar pela transição capilar. Em 2016 fiz o BC (Big Chop), cortando toda a parte com química do meu cabelo. Nossa, foi um alívio tão grande, que vocês não têm noção. Eu voltei saltitando para casa e mesmo tendo percebido olhares de reprovação, eu só conseguia sorrir por dentro.

Meu cabelo ficou extremamente curtinho na época, meu pai me chamava de "Joãozinho". Certa vez, indo para a igreja, alguns rapazes ficaram a rir de mim e disseram: "é benino ou benina?". Eu nem olhei para o lado, mas aquilo por dentro me machucou.

Mas, também recebi alguns elogios e fiquei muito feliz quando ouvi de duas garotas na escola, que criaram coragem de fazer seus BC's depois que eu fiz o meu. E que lindas elas ficaram! Seus cabelos cresceram, elas pareciam ser outras pessoas, verdadeiras meninas super poderosas!
eles respondem
28/01/2023 12h23
Os brancos estão sendo assassinados pela polícia.
anônimo
28/01/2023 10h53
Nice question
28/01/2023 11h06
Pode ter certeza que esse número de brancos é bem menor, um monte de pardola se achando ariano por aí.
28/01/2023 11h36
Miscigenação.
28/01/2023 10h51
Deve ser aceitação, tem MT pardo que não toma sol e acha que é branco... Eu por exemplo quando fiquei parado em casa parecia uma lombriga branca e seca kkkkk... Mas tomando um solzinho já tenho mais cor.
28/01/2023 11h46
Essa mudança vem ocorrendo há muito tempo. O número de branco vêm diminuindo. O Brasil eh um pais com bastante miscigenação. A tendência de números de pessoas que se declarem pardo aumente ainda mais.
anônimo
28/01/2023 12h12
Manda o link dessa informação aí
Esse censo deve ter sido vc que fez em 2021.
Haioahaihaia
anônimo
28/01/2023 12h16
Isso já era esperado