Tem que levar em conta que o menor de idade está em formação e pode-se arrepender no futuro. É injusto porque todo mundo já errou nessa idade e se arrependeu depois. Viva Lula!
Primeiro, esta tal "instituição que ajude a não ter um comportamento desviante" simplesmente não existe. Na prática nos sabemos que não é isso que acontece
Segundo, há crimes cometidos por menores que são verdadeiras atrocidades, latrocínio, sequestro, estupro etc. Isso não pode ser tratado apenas como um desvio de comportamento
Não sei se tem mais alguém como eu aqui que já deu uns passeios em alguma instituição socioeducativa. Quem entrou lá sabe do inferno que é, aquilo não serve pra corrigir ninguém, quem é ruim vai continuar sendo ruim.
Conheci um cara que caiu por agressão e roubo, a gente fazia algumas atividades juntos, ele era inteligentíssimo, raciocínio muito rápido, lógica, etc. Saí de lá antes dele, passou alguns anos e quando vi o cara de novo ele tava sendo preso por homicídio. Detalhe, ele era um exemplo pra todo mundo.
Fez merda? Cana. 14 anos já não é mais criança.
Mas tem que ir pro xilindró, pagar pela "estadia", com trabalhos. Tem que estudar, também; pelo menos terminar um ensino profissionalizante, além do ensino médio... E, claro, pagar.
Ressarcir eventuais prejuízos materiais, transportes, audiências, custas advocaticias e processuais.
E isso não vale só pra pivete e trombadinha.
Tem que ter pena de morte, vai ter muita gente sendo sacrificada no começo, mas depois o clima ficará mais suave e apaziguante, tudo em prol de um futuro melhor.