Sim.
eles respondem
29/01/2023 11h09
Imagina você na época do Karl Marx vendo um monte de pai de família sendo humilhado na Europa pelos ricos? Única coisa que ele fez foi uma teoria que fosse para ajudar uma revolução desses país de famílias e crianças que trabalhavam 12 ou 16 horas por dia, ganhando salário de fome. Além dessas crianças sendo espancadas se desobedecem. Então, teve um contexto triste e enorme nisso tudo.
Não existe apenas a revolução comunista mas muitas outras.
E tem mais o Karl Marx e outros que criticavam isso aí eram brutalmente castigados e aniquilados.
Eu duvido que você quer ganhar dinheiro sendo muito humilhado. Ou quer ?
E os gays já foram muito castigados em Cuba.
29/01/2023 11h09
Segundo os esquerdistas doentes, ditadores, corruptos, bandidos, homofóbicos, facistas, pedófilos, estupradores e o escambau só existe para quem não é de esquerda.
29/01/2023 11h40
Nós sabemos que todo comunista raiz ama os homossexuais, e jamais os mandaria para um Gulag!
anônimo
29/01/2023 11h04
Sim, por quê não?
29/01/2023 11h04
Tu acha que não existe?
29/01/2023 12h22
Sim, infelizmente. Assim como um da direita, um religioso etc. O preconceito está enraizado em todas as sociedades e mesmo que a esquerda esteja mais aliada com as pautas progressistas e de minorias, não está acima dos defeitos de seus tempos. Marx e Engels tiveram pouquíssimas conversas sobre o assunto e na troca de correspondência tratam a homossexualidade como sodomia. Dito isso, após a Revolução Russa de 1917, os soviéticos aboliram a criminalização da homossexualidade e foram pioneiros em leis pró-divórcio e aborto. O Partido Comunista alemão, durante a era Weimar lutou pela legalização da relação homossexual. Embora em grande parte da União Soviética, em especial a asiática, a homofobia fosse muito forte ainda.

Vamos lembrar a Inglaterra: Alan Turing foi um herói de guerra, ajudou os Aliados em várias batalhas contra os nazi e salvou cerca de 10 milhões de pessoas. Mesmo assim foi processado e condenado à castração em 1952, pois era crime ser gay.

Por serem mais solidários ao feminismo e à comunidade gay e estudarem leis e pesquisas sobre o assunto, nazistas e fascistas acusavam o comunismo de propagar homossexualidade. Esse foi grande argumento em prol da ideia de eugenia. Até nos EUA e Inglaterra, os conservadores tinham visão parecida, acusando o comunismo de corromper a família tradicional. Da mesma forma, muitos estudiosos marxistas relacionavam o fascismo a uma homossexualidade reprimida.

Não dá pra falar em homofobia ignorando o contexto histórico. A cabeça de um soviético em 1920 não é a mesma de um comunista brasileiro em 2023.

Vejamos na atualidade: na China, homossexualidade apesar de legal, ainda é muito má vista. Enquanto por lá uma parte do Partido Comunista luta pelo direito ao casamento LGBT, em Cuba foi legalizado ano passado.

O que importa é que na maioria dos casos, a esquerda lutou pelo direito das minorias e estão cada vez mais ganhando as batalhas.
anônimo
29/01/2023 12h28
Impossível.