Numa sociedade supostamente sem classes, o patriarcado ainda resistiria?

O comunismo poderia erradicar o patriarcado? Li um livro onde a autora sugeria que o patriarcado é aliado do capitalismo e que sem esse último o primeiro perderia suas forças, sugerindo que um só existe por causa do outro.

eles perguntam
4 13
elas respondem
30/01/2023 15h39
O patriarcado existe desde antes de Cristo, não seria um modelo econômico que o dissolveria.
anônima
31/01/2023 12h38
O patriarcado veio primeiro. Acho que iniciou junto com a noção de propriedade privada, para garantir a transmissão de bens aos filhos legítimos.
anônima
30/01/2023 15h53
O patriarcado. Porque é intrísico dos poderosos que movem o mundo.
anônima
30/01/2023 15h30
Obs vou ajudar pra galera ver sua pergunta.
eles respondem
anônimo
30/01/2023 16h06
O patriarcado.

Quanto à questão do patriarcado no comunismo, o Engels vai dizer que a abolição da propriedade privada, junto com a educação comunitária das crianças, vão anular as duas bases fundamentais do matrimônio, que são a dependência da mulher ao homem (por meio da propriedade privada), e dos filhos relativamente aos pais.
Agora isso é um comentário da metade do século XIX, antes de toda a literatura feminista do século seguinte. Com certeza há teorias marxistas-feministas que enriquecem o tema, como dessa autora que mencionou.

Qual é o livro?
30/01/2023 15h32
O patriarcado óbvio
anônimo
30/01/2023 15h36
Klkkkkklkk alienação pura, por isso que digo que as feministas não lutam por igualdade, servem apenas como massa de manobra

A mesma coisa com os negros e gays, a esquerda pega esses grupos fingindo apoiar uma melhora de vida deles mas nunca apresentam soluções viáveis, a única coisa que a esqueda faz é disfarçar criando um único inimigo imaginário das minorias (o capitalismo) e usando essas minorias como massa para tentar derrubar esse mesmo sistema assim instaurando o socialismo, e o mais engraçado de tudo é que são justamente os metacapitalistas que financiam esses grupos anticapitalistas

E o capitalismo sempre existiu muito antes do fim da idade média mas como uma forma primitiva, sempre houve o escambo (livre mercado) a propriedade privada, a hierarquia, até nos povos mais primitivos, hoje você chega em uma tribo indígena e sempre vai ter uma hierarquia o cachique líder máximo o mestre de rituais e etc sempre foi assim.

Mas respondendo a pergunta o patriarcado veio primeiro.
anônimo
30/01/2023 15h39
Nem sei mas dei dislike
30/01/2023 17h12
Capitalismo surgiu na revolução industrial, antes não existia. Já o patriarcado é mais antigo e muitas vezes ligado a cultura.
Não acho que o patriarcado esteja ligado com o capitalismo, até pq pra ele tanto faz quem tá sendo explorado, a exemplo de crianças trabalhando em fábricas no início da industrialização.
30/01/2023 15h48
A mulher escreveu um livro pra chegar numa conclusão imbecil dessas?

Pratriarcado surgiu junto com as primeiras civilizações, muito antes de qqr modelo econômico.

Qual o nome dessa retard... autora?
anônimo
30/01/2023 15h55
Você.
anônimo
30/01/2023 16h48
Provavelmente, no início das organizações sociais, as mulheres tinham funções e homens tinham outras.
Se a gente descobrir quando os homens começaram a apagar a história das mulheres na sociedade, chegaremos no entendimento sobre qual apareceu primeiro.
anônimo
31/01/2023 13h58
ahhh sim, nos países comunistas (china, cuba, coreia do norte, russia etc) as mulheres têm e sempre tiveram mais poder que os homens... caralho de onde vcs tiram esses livros hahhahah
30/01/2023 15h44
É o mesmo que perguntar quem veio antes história ou pré história?
anônimo
30/01/2023 15h43
O anarquismo
anônimo
30/01/2023 15h32
O patriarcado,muito antes na verdade,porque é algo natural.A fêmea fica indefesa quando esta grávida,por isso cabe ao macho prover e proteger,enquanto ela cuida da prole.

"""comunismo poderia erradicar o patriarcado?"""
Sim,porque resulta em ditadura.

"""que o patriarcado é aliado do capitalismo ""
Muito pelo contrário,nunca antes na historia,as mulheres alcançarem tanto sucesso,nos países capitalistas são justamemte onde temos mais igualdade de gênero.
30/01/2023 15h30
Antes do pecado existia a liberdade afim da procriação e adoração a Deus, após pecado de Adão e Eva veio o famoso "trabalho" onde se inicia-se a ideia do capitalismo...Torre de betel foi um exemplo que o socialismo não deu certo e ali naquele momento onde Deus confundiu todos com idiomas diferentes, nasceu o capitalismo onde por exemplo, o criador de gado trocava leite por peixe...e assim vai...historia é longa