1. Existe uma realidade objetiva independente da percepção humana?

2. Qual é a natureza da consciência e como ela surge a partir da matéria física?

3. Existe livre-arbítrio ou somente determinismo?

4. É possível conhecer o verdadeiro significado da
vida ou é algo subjetivo e pessoal?

5. Qual é a relação entre mente e corpo?

6. Existe uma ordem moral objetiva ou é algo construído socialmente?

7. Qual é a natureza da existência e do universo?

eles perguntam
3 6
elas respondem
01/02/2023 22h07
1, 2- Renée Descartes
2,5 e 6 - Jonh Locke
3 - Santo Tomás de Aquino
4 - Bíblia Sagrada

Respondem suas questões
01/02/2023 22h09
Sabe, uma coisa que aprendi nessa vida foi aceitar que eu não poderia ter as respostas para tudo...
anônima
01/02/2023 22h05
7. A vontade do criador.
eles respondem
anônimo
01/02/2023 22h02
Amor à Sofia dnv nãooooooo
01/02/2023 22h05
Para com isso, cara, você tá passando vergonha.
anônimo
01/02/2023 22h15
Em relação ao livre arbítrio humano..
O cérebro toma decisões 5 milésimos antes de você agir.
Mas não é numa decisão clara que vc decide.
É como se fosse uma defesa dele pra que vc não faça bobagem

Dentro disso, você pode pensar sobre a ligação do corpo com a mente, de modo que um seja extensão do outro e não partes diferentes.
A título de exemplo vc pode pensar se vc sente sede ou tem vontade de beber água.
Em qualquer um deles, o corpo tem necessidade e manda comando pro cérebro ou o cérebro se antecipa pra te proteger?
Mas o monismo não faz sucesso entre nós, pois somos dualistas.
Realidade independente do olhar humano é normal. Basta vc observar que ser humano não está em todo lugar, mas todo lugar é real.
A consciência vem da sinapse entre os neurônios. Então o princípio dela deve ser na energia gerada nas terminações nervosas.
Seres humanos buscam colocar significado na vida pra não pirarem. Mas há mais pessoas mortas que vivas. Isso causa náusea no ser humano por não encontrar sentido na existência.
Moral talvez surja da sua observação, pois há coisas que vc faz que eu não faço.
Logo, vem de uma construção social que te molda, mas difere da ética.
Natureza é um ciclo variável dentro da movimentação dos átomos e vazio ao longo do tempo.
anônimo
01/02/2023 23h13
1- na pratica não, pois toda nossa realidade é baseada na percepção humana
2. nao se aplica (n/a)
3- existe sim, mas toda escolha traz consigo consequências (boas ou ruins)
4-sim e uma coisa depende da outra inerentemente
5-energia
6-essa fiquei na duvida (chutaria 50% de cada)
7-a mesma que um ovo e galinha e tudo que existe
20/02/2023 21h12
Se é questão filosófica, sempre estará aberta.
Nada se encerra na filosofia.
20/02/2023 21h45
1. Existe uma realidade objetiva independente da percepção humana?

É uma resposta óbvia, se não houvesse você nem teria comentado isso

2. Qual é a natureza da consciência e como ela surge a partir da matéria física?

Aí está com a neuropsicologia, ela que responde essa pergunta, mas não está em aberto isso, só não sabemos 100% mas sabemos bastante e cada vez mais estamos vindo a saber

3. Existe livre-arbítrio ou somente determinismo?

Não temos livre-arbitrio, nem sequer controlamos nosso comportamento, pois ele é modulável não controlável, um exemplo claro é o de um viciado, ele realmente quer parar mas não consegue e precisa de ajuda pra isso, se ele realmente controlasse o comportamento, nem teria problema, e isso é só um exemplo de vários que eu poderia dar de q n temos livre-arbitrio.

4. É possível conhecer o verdadeiro significado da
vida ou é algo subjetivo e pessoal?

Você já parte da premissa que a vida tem significado, talvez ela nem tenha, Albert Camus irá dizer que a vida não tem, e mediante isso, nossa resposta seria dar um significado subjetivo a ela (se quiser ter mais informações leia O Mito de Sísifo dele, tem Nietzsche tbm)

5. Qual é a relação entre mente e corpo?

Não compreendi, como assim? Acho q se fosse "Como é a relação entre mente e corpo?" Teria mais concordância.

6. Existe uma ordem moral objetiva ou é algo construído socialmente?

A moralidade é o meio pra se atingir um bem: o convívio social saudável que permite todos viverem no mesmo habitat sem se prejudicarem (ex: torturar crianças é errado, pois estas ações ferem esse propósito), mas como John L. M. mostra, a moralidade não é fixista mas algo mutável e que devemos buscar sempre aperfeiçoar (tenho mais pra falar mas é difícil resumir tudo em "poucas" palavras).

7. Qual é a natureza da existência e do universo?

Aí vc tem q estudar física e as demais ciências, além de claro da filosofia, n pode esperar tudo de mão beijada, estude, explore e reflita e irá descobrir.